MERCADO FINANCEIRO

XP anuncia fusão com a XPart, depois de consolidar acordo com o Itaú Unibanco

Por Marcelo - Em 28/05/2021 às 12:23 PM

Uma fusão que deve ser finalizada no terceiro trimestre deste ano, foi anunciada pela XP nesta sexta-feira (28), resultando na XPart, que acontecerá após a participação do Itaú Unibanco e Itaúsa ser retirada da XP, conforme o acordo que foi firmado.

Operação anunciada pela XP depende de assembleia de acionistas                Foto: Divulgação

A operação ainda depende de aprovação por parte dos acionistas da XP e da XPart, e caso seja confirmada, os acionistas controladores de Itaú Unibanco Participações, Itaúsa e Itaú receberão ações classe A da XP. Os demais vão receber BDRs patrocinados nível 1 da XP.

A fusão resultará numa mudança no seu acordo de acionistas, fato que deve reforçar a governança corporativa da XP, bem como dar um upgrade na sua capacidade de alavancagem e estrutura de capital. Além disso, o poder de voto dos controladores da XP será ampliado para 68,3%, sobre o 55,4% atualmente.

A retirada da participação do Itaú na XP ainda deverá receber o aval do Federal Reserve (Fed – banco central dos Estados Unidos), bem como a homologação por parte do Banco Central brasileiro. “Os demais desdobramentos da incorporação da XPart pela XP serão informados aos mercado e aos investidores oportunamente”, destacou a Itaúsa, em nota.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business