aberto ao público

25° Festival Jazz & Blues tem abertura oficial nesta sexta-feira (9) em Guaramiranga

Por Viviane Ferreira - Em 09/02/2024 às 3:06 PM

Rayane Fortes (4) (1)

Rayane Fortes

Com a inauguração de um monumento em homenagem a Belchior, a edição comemorativa de 25 anos do Festival Jazz & Blues será aberta oficialmente nesta sexta-feira (9), às 19h, na Pousada dos Capuchinhos, em Guaramiranga.

Será no Café Belchior, novo espaço criado na pousada especialmente para receber a escultura, confeccionada pelo artista Narcélio Grud com a parceria da Cegás. Antes de enveredar profissionalmente nas artes, Belchior foi seminarista no então Mosteiro dos Capuchinhos, que está em tempo de festejos pelos 90 anos de sua fundação. A Orquestra de Sopros de Pindoretama fará um tributo ao artista cearense, falecido em 2017.

De sábado a terça: Shows, bate-papos e muito mais

Com programação de shows, bate-papos, oficinas e ações ambientais de sábado a terça-feira (10 a 13 de fevereiro), a 25ª edição do Festival Jazz & Blues tem acesso gratuito e o festival sugere a doação de 1kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será doado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. Somente para a sessão das 21h na Cidade Jazz & Blues, há a necessidade de retirada de ingressos, também gratuitos, na plataforma Sympla. O segundo lote será disponibilizado no dia de cada show, a partir das 8h. Para as demais apresentações, o acesso será por ordem de chegada.

Programação artística no sábado (10/02)

No sábado (10), a programação artística tem início às 11h, com o tradicional Café no Tom, no Basílico Restaurante, localizado na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. O bate-papo, mediado pelo jornalista Dalwton Moura, será com o percussionista baiano Marco Lobo e o acordeonista cearense Nonato Lima.

Ao entardecer, começam os shows na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente no espaço do Estádio Municipal Jean Bardawil, a 500m do Basílico Restaurante. Quem abre a programação no local, na sessão das 17h, é o baterista e compositor Pantico Rocha com o show autoral “A Sorte está Lançada”.

No repertório, composições afro-pop-rock com pitadas de funk, melodias sensíveis e uma pegada vibrante. Na sequência, sobe ao palco o Marco Lobo Quinteto, para apresentar um show vibrante, tendo a percussão e os ritmos brasileiros como referência. O grupo é formado por Marco Lobo (percussão), Erivelton Silva (bateria), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (teclado) e Marcelo Martins (sax e flauta). No repertório, músicas dos três CDs do percussionista.

A sessão das 21h, no sábado, na Cidade Jazz & Blues, começa com o acordeonista Nonato Lima com o seu projeto solo “Sertão Jazz”, ao lado de Stênio Gonçalves (guitarra e violão), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria). No show, retrata suas origens musicais, acrescidas das influências recebidas nos vários países por onde passou.

O segundo show da sessão das 21h é de Olivia e Francis Hime. No repertório, parcerias autorais de Francis com Chico Buarque e com outros compositores. No show “Dois Francisco”, Olivia (voz) e Francis Hime (piano e voz) terão a participação de Hugo Pilger (violoncelo).

Atrações no domingo (11/02)

No domingo (11), o Café no Tom, às 11h, no Basílico Restaurante, será com os cantores, compositores e instrumentistas Nico Rezende e Jane Duboc, que à noite fecham a sessão das 21h na Cidade Jazz & Blues, apresentando clássicos do Jazz e alguns dos seus maiores clássicos autorais.

A sessão das 17 horas do domingo começa com o show “Inspirações” de Tito Freitas e Thesco Carvalho. No repertório, composições que influenciaram ambos ao longo de suas trajetórias. Na sequência, sobem ao palco Felipe Cazaux e Rayane Fortes, dois guitarristas de gerações distintas, que se unem para apresentar um novo show, com canções e releituras de suas influências, que passeiam pelo universo da Black Music, trazendo Soul, Funky, Blues e Rock n’Roll. Com eles, estarão no palco PH Barcellos (bateria), Renato Cazzolli (baixo), além de um naipe de metais composto por Fernando Lélis e Jorge Doudement (saxofones) e Cláudio Arroz “Mr. Rice” (trompete).

Rodger Rogerio Thesco Carvalho Anfrisio Rocha Sobral (2)

Rodger Rogerio

Para abrir a sessão das 21h na Cidade Jazz & Blues, o Festival fará uma homenagem ao cantor, compositor e ator cearense Rodger Rogério, que na sequência vai apresentar o show “80 anos – Bossa, Jazz e Algo Mais”, destacando seu lado de intérprete e revisitando influências. Standards do jazz que influenciaram a música do Brasil, canções brasileiras de influência jazzística, clássicos da era do samba-canção, da fase mais imediatamente pré-bossa nova, da bossa e outras relacionadas a esse universo estético serão apresentadas por Rodger e banda formada por Tito Freitas (teclado), Alex Moreira (trompete), Nélio Costa (contrabaixo acústico), André Benedecti (bateria) e o maestro Luciano Franco (guitarra), que é também o arranjador deste espetáculo.

A programação completa do Festival, que acontecerá até terça-feira (13), terá mais shows, ações ambientais, ações formativas, entre outras atividades. Toda a programação pode ser consultada no site www.jazzeblues.com.br.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas