Ponto turístico

Após cinco anos de restauração, Big Ben volta a funcionar em Londres

Por Viviane Ferreira - Em 14/11/2022 às 12:12 PM

Gettyimages 469034955 1000x600

.

Após cinco longos anos de restauração, o Big Ben de Londres, o relógio mais famoso do mundo, saiu oficialmente do silêncio no domingo (13) para marcar mais uma vez o ritmo dos dias na capital britânica.

Na reforma, que custou, segundo o jornal norte-americano Washington Post, US$ 95 milhões, as peças do relógio passaram por uma limpeza completa, com braços e martelos do Big Ben sendo pintados. A estrutura recebeu 28 luzes de LED nos seus 4 mostradores, com cores variando do verde ao branco, em referência aos lampiões de gás utilizados durante sua inauguração, em 1859

em agosto de 2017, uma multidão se reuniu em Westminster para ouvir os últimos repiques de seus cinco sinos de ferro fundido. Alguns até derramaram uma lágrima.

Muitos se reunirão novamente no domingo às 8h no horário de Brasília para ouvir mais uma vez o som deste símbolo de Londres: seu carrilhão de quatro sinos tocará a cada quarto de hora, enquanto o sino principal tocará a cada hora, como aconteceu nos 158 anos anteriores à renovação.

A data coincide com o domingo seguinte ao 11 de novembro, dia em que o Reino Unido comemora o armistício da Primeira Guerra Mundial.

Nos últimos cinco anos, o Big Ben tocou poucas vezes, usando um mecanismo elétrico substituto. A última vez foi para o funeral da rainha Elizabeth II, que faleceu em setembro.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas