programação Cultural

CAIXA Cultural Fortaleza apresenta Amaro Freitas e Zé Manoel no show em homenagem ao álbum clube da esquina

Por Viviane Ferreira - Em 16/02/2024 às 10:03 AM

Image2 (5)

.

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 23 a 25 de fevereiro, Amaro de Freitas e Zé Manoel no show em homenagem ao álbum Clube da Esquina. Os músicos pernambucanos fazem um tributo ao lendário álbum lançado em 1972, em apresentação intimista no formato voz e piano.

O projeto já passou pela CAIXA Cultural Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, reunindo grande público, e chega a Fortaleza para três apresentações na capital cearense. Os ingressos estarão à venda a partir do dia 16 de fevereiro na bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza.

Com Amaro Freitas ao piano e Zé Manoel na voz, os músicos fazem um passeio pelas canções do álbum lançado em 1972, que reuniu Milton Nascimento, além de outros grandes nomes da música mineira, como Lô Borges, Beto Guedes, Ronaldo Bastos e Fernando Brandt. Clássicos como Tudo que Você Podia Ser, Cais, O Trem Azul e Um Girassol da Cor do Seu Cabelo ganham uma nova roupagem com a interpretação singular dos dois artistas.

O disco Clube da Esquina foi eleito o melhor álbum brasileiro em pesquisa realizada pelo podcast Discoteca Básica para o livro Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos lançado em 2022. A escolha foi feita por 162 especialistas de áreas ligadas à produção musical, entre eles jornalistas, podcasters, músicos e produtores.

“Cantar o repertório do ‘Clube da Esquina’, além de um grande desafio, é uma oportunidade ímpar de visitar e reverenciar artistas que fizeram e fazem parte da minha formação como músico e compositor. Assim como o projeto nasce do encontro de (grandes) músicos e amigos, tenho a honra de estar com um grande artista e amigo, Amaro Freitas, para reviver esse repertório de 1972, mas que continua vivo, atual e arrebatador”, afirma Zé Manoel.

“Quando recebi o convite para fazer esta homenagem, foi uma surpresa. Me pediram para escolher um cantor, e minha escolha foi por Zé Manoel que, para mim, é uma das vozes mais delicadas do Brasil. Meu piano está ali para abraçar a voz dele”, completa o pianista Amaro Freitas.

Oficina: A rítmica afro-brasileira do piano moderno

No dia 24 de fevereiro, às 15h30, Amaro de Freitas irá ministrar oficina sobre “A Rítmica afro-brasileira do piano moderno”. A atividade terá capacidade para 20 participantes, e as inscrições que são gratuitas, podem ser feitas pelo site da CAIXA Cultural. A oficina passeia pelo histórico do músico, abordando etapas do processo criativo das composições de suas músicas e, faz uma explanação sobre a importância das matrizes afros como “insumo” para a desconstrução de suas composições.

Mais notícias

Ver tudo de Notas