Cine semana

Cinema do Dragão segue com 10ª Mostra Retroexpectativa e traz duas aguardadas estreias

Por Viviane Ferreira - Em 01/02/2024 às 9:41 AM

Pastlives Still080 R (1)

.

Nesta quinta-feira (1º), o Cinema do Dragão inicia nova cine semana com a dupla estreia de ‘Anatomia De Uma Queda’, da diretora francesa Justine Triet e de ‘Vidas Passadas’, dirigido por Celine Song.

Além disso, segue com a programação da 10ª Mostra Retrospectiva na sala 2, que oferece sessões diárias de pré-estreias, clássicos, debates e sessões comentadas. Com exibições em diferentes formatos, do digital à película de 35mm, haverá algumas sessões gratuitas. Nesta semana, em sessão especial a Camerata de Cordas da UFC apresenta concerto com trilhas do “Studio Ghibli”.

Na sala 1 seguem em cartaz a comédia dramática ‘Os Rejeitados’, filme dirigido por Alexander Payne e roteirizado por David Hemingson. O longa venceu recentemente duas categorias no Globo de Ouro: Paul Giamatti ganhou o prêmio de melhor ator e Da’Vine Joy Randolph o de melhor atriz coadjuvante; ‘Monster’, longa dirigido por Hirokazu Kore-eda (‘Assunto De Família’, ‘Pais E Filhos’, etc.), onde três pontos de vista são justapostos para narrar um episódio na vida do jovem Minato. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2023, o filme se passa numa cidade suburbana do Japão; ‘Segredos De Um Escândalo’, filme dirigido Todd Haynes, baseado em fatos reais, que traz a história de Elizabeth Berry (interpretada por Natalie Portman): uma atriz em pesquisa para seu próximo papel no cinema; ‘Bizarros Peixes Das Fossas Abissais’, de Marão, integrante da Sessão Vitrine Petrobras e ‘Priscilla’, de Sofia Coppola. Baseado no livro bibliográfico ELVIS AND ME de 1985, escrito por Priscilla Presley e Sandra Harmon.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao).

10ª Mostra Retroexpectativa

Anualmente realizada desde a reinauguração do Cinema do Dragão em 2013, a Mostra Retroexpectativa apresenta ao público a última semana de programação inédita.

Neste ano, a curadoria de filmes da Mostra foi elaborada por Fábio Rodrigues Filho, curador e programador do Cinema do Dragão, junto a Kênia Freitas, pesquisadora, crítica e curadora. A 10ª edição apresenta ao público mais de 75 filmes, dentre estes alguns destaque no circuito dos lançamentos de 2023, pré estreia de obras que serão lançadas neste ano, inéditas no circuito comercial em Fortaleza, e exibições de clássicos de diversas cinematografias. Haverá ainda as sessões comentadas, ciclos de palestras e a estreia da quarta faixa curatorial Transversal, que apresentará uma seleção de 20 filmes de curtas-metragens distribuídos em diferentes sessões.

Com coproduções de mais de 14 países (França/ Polônia/ Itália/ Sudão/ Palestina/ Senegal/ Japão/ Chile/ Argentina/ Portugal/ Estados Unidos), 22 filmes cearenses e 20 de diversas outras regiões do Brasil. Entre curtas e longas-metragens, além de dois programas de curtas: na faixa Clássicos, 13 filmes da cineasta Alice Guy Blaché e, na faixa Transversal, 4 curtas da cineasta palestina Larissa Sansour.

Também compõem a programação um bazar de cartazes, em que o público da mostra poderá trocar três ingressos de sessões da Mostra por um cartaz do acervo do Cinema do Dragão e a apresentação especial de “Nas Trilhas do Dragão”, projeto iniciado em 2023, que trará a Camerata de Cordas da UFC para a sessão de encerramento na Sala 2 com um concerto de 1h.

Transversal

Nesta edição, foi lançada a faixa Transversal. Como o próprio nome propõe, atravessa em movimento sinuoso toda a programação, inspirando cruzamento entre as outras faixas, e também uma experimentação de programação, que se desdobrará na grade regular do Cinema, com sessões conjuntas de curtas cearenses com longas do circuito de lançamento. A ação tem lastro no histórico da Mostra Retroexpectativa, diante da dimensão de experimentação curatorial presente em edições anteriores.

Dentre os 16 filmes e programa, a novidade destaca os curtas exibidos em 35mm ‘Pode Me Chamar De Nadí’, de Déo Cardoso e ‘Supermemórias’, de Danilo Carvalho, além dos exibidos em formato digital: ‘Corte’, média-metragem inédito em salas de cinema, e ‘Prosopopeia’, que circulou por diversos festivais, de Andréia Pires, diretora, pesquisadora, e performer, que apresentará dois de seus filmes em sessão comentada; o Programa Larissa Sansour, em parceria com a Mostra de CInema Árabe, em sessão comentada com Karine Garcêz, fotógrafa documental, e Kênia Freitas, com participação especial por vídeo e texto de Carol Almeida, crítica de cinema, curadora, professora, e Analu Bambirra, diretora e produtora da Mostra de Cinema Árabe Feminino e sessões aos domingos para infâncias

Retrospectiva

Na faixa Retrospectiva estão programados 19 filmes, mais 7 obras que seguem em exibição da grade regular do Cinema do Dragão. Destaque para ‘Retratos Fantasmas’, de Kleber Mendonça Filho, que será reexibido em película de 35mm, acompanhado do curta ‘Ficamos Felizes Com Sua Marcante Presença Nesse Momento tão Especial’ e ‘Um Filme De Cinema’, de Thiago B. Mendonça, filme para infâncias, que será exibido na tarde de domingo da mostra, acompanhado do curta cearense ‘O Céu De Iracema’, de Iziane Filgueiras Mascarenhas.

Expectativa

A Expectativa apresenta 18 filmes, dois deles programados junto à grade regular do cinema, ‘Anatomia De Uma Queda’, de Justine Triet e ‘Vidas Passadas’, de Celine Song. Nesta faixa, os destaques especiais vão para os longas cearenses em pré-estreia, sempre com sessões comentadas: ‘Quando Eu Me Encontrar’, de Amanda Pontes e Michelline Helena; ‘Mais Pesado É O Céu’, de Petrus Cariry; ‘Represa’, de Diego Hoefel e ‘Um Pedaço Do Mundo’, de Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo.

Clássicos

Já a faixa Clássicos é marcada pela parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e Institut Français, trazendo filmes incontornáveis das cinematografias francesa e africanas. Ao todo, serão exibidos 7 filmes de diferentes metragens além de um programa de 13 curtas da cineasta pioneira Alice Guy Blaché. Em encruzilhadas, que aproximam ‘Albourah’, curta-metragem raro de Ousmane Sembene com o longa polonês, ‘EO’, de Jerzy Skolimowski e o experimentalismo radical do curta ‘Jamal’, de Ibrahim Shaddad, do Grupo do cinema sudanês) com ‘A Grande Testemunha’, em 35mm, clássico de Robert Bresson – em uma sessão dupla marcada pela perspectiva de sensibilidade mais-que-humanas.

Ciclo Formativo

Também nesta edição, Noá Bonoba, atriz, roteirista, cineasta e dramaturga, conduzirá o ciclo de conferências Cinematografias Trans, que acontecerá remotamente entre os dias 5 e 7 de fevereiro, de 10h às 12h. Dividido em 3 momentos de diálogo, os encontros abordarão personagens e cinematografia trans, além de questões trabalhistas no audiovisual.

Estreias

Vidas Passadas

O longa de estreia da cineasta Celine Song, teve sessão esgotada em sua pré-estreia no Cinema do Dragão. O filme é um retrato sensível e tocante de uma relação amorosa que não se consumou. Inspirado na experiência vivida pela própria diretora, ‘Vidas Passadas’ conta a história de Nora e Hae Sung, dois amigos de infância que se reencontram vinte anos depois em um outro continente, fazendo com que uma profunda reflexão sobre a vida, os encontros e o amor emerja. Com ótima recepção da crítica, indicações ao Globo de Ouro, o filme concorre ao Oscar 2024 nas categorias Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.

Anatomia de Uma Queda

O filme é um retrato contundente do julgamento de uma mulher pelo suposto assassinato de seu marido. A narrativa gira em torno da vida da escritora alemã Sandra (Sandra Hüller), que desmorona quando seu marido, Samuel, é encontrado morto. Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada do casal. Indicado a cinco categorias no Oscar 2024, ‘Anatomia de Uma Queda’ é, sem dúvidas, um filme tão provocativo em seus detalhes quanto envolvente no diálogo entre as versões e lembranças a respeito de uma queda fatal.

PROGRAMAÇÃO

A PRAGA (Brasil – 2021) – Materiais

Direção: José Mojica Marins // 70 min // 16 anos // Elo Filmes

Sinopse: “A Praga”, último filme inédito dirigido pelo mestre do horror José Mojica Marins (Zé do Caixão), conta a história de Marina e Juvenal. Um casal, que durante um passeio pelo campo, para em frente à casa de uma estranha idosa para tirar fotos. Irritada, ela se revela como uma bruxa e joga uma maldição em Juvenal: uma perseguição psíquica horrorizante, provocando uma ferida que se abre em seu corpo de forma descontrolada. O ferimento leva Juvenal a uma fome insaciável por carne crua e precisa ser alimentado constantemente para ser saciado. Como abertura do filme, o curta-metragem “A Última Praga de Mojica”, com direção de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira, relata o processo de resgate e finalização de A Praga. Produzido originalmente em 1980, o filme não chegou a ser concluído e era dado como perdido.

Sala 2 – Sessão:

Sábado 03/02 – 14h

ELIS & TOM, SÓ TINHA QUE SER COM VOCÊ (Brasil – 2023) – Materiais

Direção: Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay // 100 min // Livre // O2 Play

Sinopse: Duas grandes estrelas da música brasileira se reúnem em Los Angeles para gravar o álbum que se tornou um clássico. Munido de uma câmera 16mm, Roberto de Oliveira captou as sessões de ensaio e gravação do álbum. Até então inéditas, essas imagens foram restauradas em 4K, revelando a intimidade do processo criativo, a personalidade dos artistas, as tensões, os enfrentamentos e a crescente sinergia entre Elis Regina e Tom Jobim.

Sala 2 – Sessão:

Sexta-feira 02/02 – 14h

EO (Polônia/Itália – 2022) – Materiais

Direção: Jerzy Skolimowski // 88 min // 14 anos // Zeta Filmes

Sinopse: O mundo é um lugar misterioso quando visto pelos olhos de um animal. Eo, um burro cinza com olhos melancólicos, conhece pessoas boas e más ao longo do caminho. Após deixar o circo, percorre da Polônia à Itália, experimenta alegria e dor, transforma sua sorte em desastre, seu desespero em uma inesperada felicidade. Mas nem por um instante ele perde sua inocência.

Sala 2 – Sessão:

Domingo 04/02 – 16h

MARINHEIRO DAS MONTANHAS (Brasil, Argélia – 2021) – Materiais

Direção: Karim Aïnouz // 98 min. // 12 anos // Gullane

Sinopse: Diário de viagem filmado na primeira ida de Karim Aïnouz à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.

Sala 2 – Sessão:

Terça-feira 07/02 – 14h

[35mm] RETRATOS FANTASMAS (Brasil – 2023) – Materiais

Direção: Kleber Mendonça Filho // 91 min // 12 anos // Vitrine Filmes

Sinopse: Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.

Sala 2 – Sessões:

Terça-feira 06/02 – 14h

UM FILME DE CINEMA (Brasil, 2017) – Materiais / Trailer

Direção: Thiago B. Mendonça // 84 min. // Livre // Embaúba

Sinopse: Bebel, filha de um diretor de cinema em crise, quer fazer um filme com seus amigos para um projeto escolar. A realização do filme se torna uma grande aventura e leva Bebel, sua família e seus amigos a uma viagem pela história do cinema.

Sessão para infâncias

Sala 2 – Sessão:

Domingo 04/02 – 14h

FAIXA EXPECTATIVA

MAIS PESADO É O CÉU (Brasil, 2023) – Materiais

Direção: Petrus Cariry // 98 min // 12 anos // Sereia Filmes

Sinopse: Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

Sala 02 – Sessão:

Sexta-feira 02/02 – 19h

MAMI WATA + (Nigéria, França, 2023) – Materiais

Direção: C.J. ‘Fiery’ Obasi // 107 min // 12 anos

Sinopse: Quando a harmonia numa aldeia é ameaçada por elementos externos, duas irmãs devem lutar para salvar o seu povo e restaurar a glória de uma deusa sereia à terra.

Sala 2 – Sessão:

Sexta-feira 02/02 – 16h20

O DIA QUE TE CONHECI (Brasil, 2023) – Materiais

Direção: André Novais // 70 min // 12 anos // Filmes de Plástico

Sinopse: Zeca todo dia tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha com bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luisa.

Sala 02 – Sessão:

Terça-feira 06/02 -20h.

O MENINO E A GARÇA (Japão, 2023) – Materiais

Direção: Hayao Miyazaki // 124 min // 13 anos // Sato Filmes

Sinopse: Um jovem rapaz chamado Mahito com saudades da mãe aventura-se num mundo partilhado pelos vivos e pelos mortos. Aí, a morte chega ao fim e a vida encontra um novo começo. Quando não há paciência para ouvir os outros, tudo pode acontecer.

Nas Trilhas do Dragão

Sala 02 – Sessão: Quarta-feira 07/02 – 18h30

ORLANDO, MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA / Orlando, ma biographie politique (França, 2023) – Materiais

Direção: Paul B. Preciado // 98 min. // 14 anos // Filmes do Estação

Sinopse: O filme é uma adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora inglesa Virginia Woolf, “Orlando”, em que o realizador, Paul B. Preciado, dirige uma carta à escritora a dizer que a sua personagem Orlando tornou-se real: o mundo está a tornar-se orlandesco. Preciado convocou um teste de elenco com 25 pessoas diferentes, todas trans e não binárias, para interpretar a personagem fictícia de Virginia Woolf, enquanto narram as suas próprias vidas. O filme reúne ainda uma série de imagens de arquivo sobre pessoas trans de meados do século XX que evocam os verdadeiros Orlandos históricos na sua luta pelo reconhecimento e visibilidade.

Sala 02 – Sessão:

Quinta-feira 01/02 – 20h.

OS ANOS SUPER-8 / LES ANNÉES SUPER-8 (França, 2022) – Materiais

Direção: Annie Ernaux e David Ernaux-Briot // 62 min // 12 anos // Cine France

Sinopse: “Ao rever nossos filmes em Super 8 feitos entre 1972 e 1981, percebi que eles não apenas constituem um arquivo familiar, mas também um testemunho sobre os gostos, passatempos, estilo de vida e aspirações de uma classe social, durante a década que segue 1968. Quis integrar essas imagens mudas em uma narrativa que cruza história, aspectos sociais e também o íntimo, usando meu diário pessoal daquelas épocas. “- Annie Ernaux

Sala 2 – Sessão:

Quinta-feira 01/02 – 17h _ Sessão seguida de conversa.

QUANDO EU ME ENCONTRAR (CE/ Brasil, 2023) – Materiais

Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena // 78 min // 12 anos // Embaúba

Sinopse – A partida de Dayane se desenrola na vida daqueles que ela deixou para trás. Sua mãe, Marluce, faz de tudo para não demonstrar o choque que a partida da filha lhe causou. A irmã mais nova de Dayane, Mariana, enfrenta alguns problemas na nova escola onde está estudando. Antônio, noivo de Dayane, se vê num vazio diante da partida dela e busca obsessivamente por respostas.

Sala 2 – Sessão:

Sábado 03/02 – 16h _ Sessão seguida de conversa com a equipe.

SOB A TERRA DO ENCOBERTO (Brasil-PA, 2022) – Materiais

Direção: Xan Marçall, Id Libra // 57 min //

Sinopse:Sob a Terra do Encoberto é uma obra audiovisual centrada no conflito entre o documentário e a ficção. Numa pandemia, a cultura das comunidades tradicionais é ameaçada por um projeto político governamental. O filme apresenta visões de mundo pautadas em imaginários insurgentes afro-indígenas, através da história, do mistério, da poética e do encantamento presentes na experiência de pessoas trans e travestis do norte e nordeste do Brasil.

Sala 02 – Sessão:
Terça-feira 06/02 – 17h

UM PEDAÇO DO MUNDO (CE/BR, 2023) – Materiais

Direção: Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo // 75 min //

Sinopse: Quatro mulheres distintas e mães de pessoas LGBT+ compartilham suas vidas e

suas experiências em relação à maternidade.

Sala 2 – Sessão:

Quarta-feira 07/02 – 16h _ Sessão seguida de conversa.

FAIXA CLÁSSICOS

A GRANDE TESTEMUNHA / AU HASARD BALTHAZAR (França, 1966) – Materiais

Direção: Robert Bresson // 92 min // 12 anos // Cine France

Sinopse: A vida do asno Balthazar que vai de mestre em mestre, às vezes amado, às vezes maltratado e mergulhado no meio dos dramas humanos, paralela à da sua primeira dona, Marie. Uma parábola sobre o mal, a pureza e a transcendência.

Sala 02 – Sessão:

Domingo 04/02 – 19h

ALBOURAH (Senegal / França, 1964) – Still

Direção: Ousmane Sembène // 26 min // Livre //

Sinopse: O dia amanhece em Dakar. Um carroceiro (Ly Abdoulay) deve lutar todos os dias para alimentar sua família e seu cavalo. Albourah, o cavalo do carroceiro, relata o dia de trabalho com seu mestre.

Sala 2 – Sessão:

Domingo 04/02 – 16h

programa ALICE GUY BLACHÉ – 13 COURTS MÉTRAGES

Direção: Alice Guy // 50 min // 10 anos // Cine France

Programa de 13 curtas-metragens de Alice Guy dirigidos entre 1898 e 1907. É a primeira diretora de filmes de ficção da história do cinema. Foi ela que sugeriu a Léon Gaumont abandonar as simples vistas animadas para filmar pequenas histórias roteirizadas. A autorização é dada a ela e é um fato excepcional numa profissão reservada aos homens. Até 1907, ela vai reinar na produção Gaumont como diretora, diretora artística, roteirista, experimentar truques e efeitos especiais. Lista de filmes: Chez le magnétiseur, Chirurgie fin de siècle, Avenue de l’opéra, Chapellerie et charcuterie mécaniques, Chez le photographe, Questions indiscrètes, Madame a des envies, Les Résultats du féminisme, Le Lit à roulette, La Course à la saucisse, Alice Guy tourne une phonoscène? , Sur la barricade, Le Billet de banque.

Sala 2 – Sessão:

Quinta 01/02 – 14h

JAMAL (Sudão, 1981) – Materiais

Direção: Ibrahim Shaddad // 14 min // Livre // Cine France

Sinopse: O curta-metragem Jamal d’Ibrahim Shaddad, membro fundador do Grupo do cinema sudanês, é uma reportagem sobre a vida de um camelo, cuja maior parte se passa num pequeno cômodo monótono – um moinho de gergelim. Restaurado pelo Arsenal de Berlim em 2019.

Sala 2 – Sessão:

Domingo 04/02 – 19h

SUR LA DUNE DE LA SOLITUDE Costa do Marfim, 1964 – Still

Direção: Timité Bassori // 32 min // 12 anos // Cine France

SinopseOfilme é baseado em uma lenda na qual Mamy Watta, a deusa da água, seduz os humanos. Trata-se do encontro de dois jovens uma noite à beira da lagoa. Os dois jovens se conhecem e passam a noite junto à água. Na manhã seguinte, quando acordaram, a menina desapareceu. Estranhamente, mais tarde, o jovem encontrará o rosto de seu companheiro de uma noite em um leito de morte.

Sala 2- Sessão:
Sexta-feira 02/02 – 17h

FAIXA TRANSVERSAL

FICAMOS FELIZES COM SUA MARCANTE PRESENÇA NESSE MOMENTO TÃO ESPECIAL DE NOSSAS VIDAS (CE, 2008) – Materiais

Direção: Pedro Diógenes // 20 min. // Livre

Sinopse: Pai e filho passeiam pelo centro de Fortaleza visitando cinemas fantasmas.

Sala 2 – Sessão:

Terça-Feira 06/02 – 14h

ORAÇÃO (CE/SP, 2023) – Materiais

Direção: Haroldo Saboia // 30 min. //

Sinopse: Oração é um filme-canto: duas musicistas e um bailarino elaboram a relação entre memória diaspórica afro-brasileira e a canção popular, sobretudo o samba. Com uma montagem fragmentada, improvisações musicais e proposições de dramaturgia com textos e falas de poetas como Edimilson de Almeida Pereira, Aimé Cesáire, Lucille Clifton, Gilberto Gil, Zé Keti e Nelson do Cavaquinho.

Sala 2 – Sessão:

Sexta-feira 02/02 – 14h

OCEANO (CE, 2017) – Materiais

Direção: Amanda Pontes, Michelline Helena // 15 min. //

Sinopse: Para honrar um compromisso, Lucia atravessa um oceano.

Sala 2 – Sessão:

Sábado 03/02 – 16h

KILA & MAUNA(CE, 2023) – Materiais

Direção: Ella Monstra // 19 min. // Livre

Sinopse: Uma ligação no meio da noite pode mudar todos os caminhos. Em busca de Triz, uma amiga desaparecida, Kila e Mauna se encontram em uma jornada de resgate. Para chegar onde querem terão que atravessar os desertos que o tempo sedimentou entre elas.

Sala 2 – Sessão:

Terça 06/02 – 17h

NEBULOSA (CE, 2020) – Materiais
Direção: Bárbara Cabeça, Noá Bonoba // 14 min. // Livre

Sinopse: Durante um isolamento de emergência, uma mulher convive com um fantasma. Um dia, ela descobre uma rota alternativa: Xx23- amb.rec 12 mil 207+symb.

Sala 2 – Sessão:

Sábado 03/02 – 14h

MULHERES ÁRVORE (CE, 2022) – Materiais / Trailer

Direção: Wara // 17 min. //

Sinopse: Uma família de mulheres guarda um segredo milenar para sobreviver em meio a um etnocídio. Entre a rotina e a espera, elas são invocadas a se rebelarem.

Sala 2 – Sessão:

Quarta-feira 07/02 – 16h

O CÉU DE IRACEMA (CE, 2002) – Materiais

Direção: Iziane Filgueiras Mascarenhas // 12 min. // Livre

Sinopse: A descoberta do primeiro amor durante uma disputa de pipas, tendo o céu de Iracema como testemunha.

Sala 2 – Sessão:

Domingo 04/02 – 14h

PROGRAMA LARISSA SANSOUR

Sala 02 – Sessão: Sábado 03/02 – 19h30

Direção: Larissa Sansour // 12 anos. // MEC FILM

Larissa Sansour nasceu em Jerusalém Oriental, Palestina, estudou Belas Artes em Copenhagen, Londres e Nova Iorque e representou a Dinamarca na 58ª Bienal de Veneza. Esta sessão apresentará filmes de ficção especulativa da realizadora, reunindo a trilogia Sci-Fi um dos seus trabalhos recentes. Serão exibidos os filmes: “A Space Exodus” (2008), “Nation Estate” (2012), “In the Future They Ate From the Finest Porcelain” (2016) “In Vitro” (2019).

Sessão seguida de conversa com Karine Garcêz (fotógrafa documental) e Kênia Freitas (professora, crítica e curadora)

SESSÕES COM DEBATE

MAIS PESADO É O CÉU – Materiais

Direção: Petrus Cariry // 98 min // 12 anos // Sereia Filmes

Data: Sexta-feira 02/02 – 19h

Com Petrus Cariry e equipe

QUANDO EU ME ENCONTRAR (CE/ Brasil, 2023) – Materiais

Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena // 78 min // Embaúba

Data: Sábado 03/02 – 16h

Com Amanda Pontes e Michelline Helena

programa LARISSA SANSOUR

Direção: Larissa Sansour // 72 min //

Data: Sábado 03/02 – 19h30

Com Karine Garcêz e Kênia Freitas

SUPERMEMÓRIAS + OS ANOS SUPER-8 / LES ANNÉES SUPER-8 (França, 2022)

debate com Danilo Carvalho – Foto

UM PEDAÇO DO MUNDO – Foto debate

Direção: Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo // 75 min //

Data: Quarta-feira 07/02 – 16h

Com Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo

EXIBIÇÕES ESPECIAIS

Data: 07/02 – 20h30

NAS TRILHAS DO DRAGÃO

Camerata de Cordas da UFC apresenta concerto com trilhas do “Studio Ghibli” Camerata de Cordas da UFC – Concerto Studio Ghibli Cinema Dragão

Mais notícias

Ver tudo de Notas