AÇÕES FOCADAS NA SAÚDE

Deputado Salmito aprova dois projetos de indicação durante sessão plenária

Por Marcelo - Em 18/08/2021 às 6:06 PM

Durante a sessão plenária híbrida da Assembleia Legislativa do Ceará, realizada nesta quarta-feira (18), dois projetos de indicação do deputado Salmito (PDT) foram aprovados: o PI nº 181/2021, que trata da criação do hospital polo de atenção secundária em Quixadá, e o PI nº 232/2021, que dispõe sobre a inclusão de genitores, tutores, curadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros que auxiliam nos cuidados e bem estar de pessoas com deficiência intelectual no grupo prioritário contra a Covid-19.

Deputado Salmito tem grande preocupação com a saúde dos cearenses          Foto: Divulgação

Conforme consta no projeto que propõe a criação do hospital, Quixadá é a maior cidade do Sertão Central, com uma população estimada em 2020 de 88.321 habitantes segundo dados do IBGE. O hospital de atenção secundária em Quixadá abrangerá o atendimento de toda a região, composta pelos municípios de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

Em relação ao PI nº 232/2021, o parlamentar argumenta que as pessoas com deficiência intelectual possuem dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas, como o trato respiratório e o sistema imunológico. Por esse motivo é importante imunizar as pessoas que as auxiliam e fazem parte da sua rede de apoio.

Segundo consta no documento, do ponto de vista social, a convivência com esses profissionais é importante e estabelece vínculos. O afastamento em decorrência da pandemia de Covid-19 também teve efeitos devastadores nesse sentido. Sendo assim, a vacinação de tais profissionais trará maior qualidade de vida para aquelas pessoas que eles atendem.

Mais notícias

Ver tudo de IN News