Perspectivas e projetos

Diretor regional da Moura Dubeux, Fernando Amorim é capa da nova edição da INSider

Por Gabriela - Em 10/09/2021 às 5:17 PM

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Fernando Amorim

Com 38 anos no mercado, a Moura Dubeux é, atualmente, uma incorporadora de capital aberto listada no segmento Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores do Brasil) com o mais alto nível de Governança Corporativa. Com mais de 2.500 colaboradores e seus valores norteados por transparência, confiança e compromisso, a empresa já entregou 223 projetos, totalizando mais de 3,5 milhões de metros quadrados construídos e mais de 20 mil unidades entregues. “A empresa é líder da região Nordeste, com atuação em sete estados, referência de qualidade e credibilidade. Onde tem relevante peso na geração de empregos e renda nas praças em que atua”, afirma Fernando Amorim, diretor regional da Moura Dubeux.

História da empresa e expansão

A empresa foi criada em Pernambuco, na década de 1980, pelos irmãos Aluísio, Gustavo e Marcos Dubeux, que assumiu a liderança no estado e, até hoje, obtém forte recall de marca na região. Em 2007, já com destaque no segmento, a Moura Dubeux iniciou seu processo de expansão, passando a operar, também, nos estados do Rio Grande Norte, Ceará, Alagoas e Bahia. Além disso, o contínuo crescimento do market share levou a Companhia a consolidar a sua liderança regional e, assim, anunciar a entrada em duas novas praças: Paraíba e Sergipe. De acordo com Fernando: “A expansão para Paraíba e Sergipe era natural e já era esperada, são praças vizinhas, que ficam entre cidades em que já atuamos. As duas capitais possuem mercados importantes, que vão contribuir muito em nosso plano de negócio, com potencial de crescimento”. Diogo Barral, investor relations da Moura Dubeux, complementa: “Importante mencionar que após o nosso IPO, tínhamos um total de 18 projetos em andamento no segundo trimestre de 2020 e, atualmente, crescemos esse número, chegando ao final do segundo trimestre de 2021 com um total de 34 projetos”.

RecepÇÃo

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Impacto da pandemia

A atual pandemia causada pelo coronavírus impactou todas as praças de atuação da empresa, e o Ceará foi uma delas. Diante do cenário, porém, a Moura Dubeux agiu de forma rápida e adequou a sua operação para oferecer segurança aos colaboradores e clientes. O diretor regional Fernando Amorim afirma que, de maneira geral, a pandemia trouxe um novo olhar dos clientes para os imóveis, o “movimento do ficar em casa” fez com que as pessoas valorizassem mais ainda sua moradia. E foi nesse cenário que a plataforma digital de vendas foi fortalecida. Com ela, o cliente tem a possibilidade de realizar 60% da sua experiência de compra e relacionamento com a Companhia no ambiente digital. “Passamos, também, a incrementar aos nossos lançamentos, melhorias com intuito de proporcionar conforto aos nossos clientes diante dos novos hábitos causados pela pandemia”, reforça Diogo Barral.

Crescimento da Moura Dubeux

Sempre atentos ao mercado, em constante mudança e aceleração, a empresa iniciou em 2019 o processo de fortalecimento dos negócios. Em junho deste ano, período em que a análise foi encerrada, os resultados surpreendem. Do lado operacional, o destaque fica para os volumes expressivos com VGV líquido de lançamentos de R$ 1,3 bilhão e vendas líquidas de R$ 1,1 bilhão nos últimos 12 meses. Só no 2° trimestre, as vendas líquidas atingiram R$ 384 milhões, crescimento de mais de 400% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Do lado financeiro, a Companhia acumulou lucro líquido de R$ 68 milhões considerando os últimos 12 meses. Também obteve geração de caixa de R$ 154 milhões, o que levou a Dívida Líquida da Companhia para o patamar negativo de -R$ 33 milhões. Isso representa um índice “Dívida Líquida / Patrimônio Líquido” de -3,2%, montante apresentado por poucas incorporadoras listadas na B3 com atuação no segmento de médio e alto padrão. “Um somatório de fatores levou a companhia a superar seu plano de negócios, posso citar alguns deles: o cenário favorável para venda dos imóveis, assertividade nos produtos lançados, reestruturação da companhia pós IPO, e um time muito engajado e motivado”, orgulha-se Fernando Amorim.

Perspectivas e projetos para 2021

Por ser uma companhia de capital aberto, a Moura Dubeux não pode divulgar seu guidance (conjunto de estimativas e informações futuras que uma empresa fornece sobre si mesma para o mercado). Apesar disso, a visão para 2021 é de extremo otimismo. “Os acionistas fundadores são referências pelas suas competências. E, com muito trabalho e dedicação, formaram uma equipe comprometida com o crescimento da empresa”, diz Fernando. Uma das grandes novidades é o lançamento de um segundo empreendimento da linha Beach Class em Fortaleza, o Beach Class Meireles. “O bairro do Meireles estava carente de um lançamento de produto no perfil do Beach Class Meireles. O empreendimento conta com VGV líquido de mais de 120 milhões. São números relevantes que irão contribuir no nosso mercado”, pontua Amorim.

Ivna Moraes

Ivna Moraes

Sobre o projeto, Ivna Moraes, gerente comercial da Moura Dubeux nos explica: “O Beach Class é uma marca da Moura Dubeux que se distingue por empreendimentos compactos, muito bem localizados e que oferecem aos moradores uma rede significativa de serviços. Acompanha os interesses tanto do público investidor, pela rentabilidade, como do público jovem, que não abre mão de aspectos como praticidade e funcionalidade, em um projeto com design moderno, da iluminação ao mobiliário”. Com previsão de entrega para março de 2025, o Beach Class Meireles, fica localizado no cruzamento das ruas Tenente Benévolo e Monsenhor Bruno. Sem muros e com um jardim de 330 metros quadrados, integra-se às vias, oferecendo praticidade para quem busca um estilo de vida mais flexível, que privilegia a localização e soluções em serviços. Com opções do tipo studio (com 26 metros quadrados), apartamentos de um quarto com 40 metros quadrados e apartamentos com 2 quartos com 65 metros quadrados, o empreendimento vai contar com 324 unidades distribuídas em 27 pavimentos, além do térreo, mezanino, três andares de garagem e um rooftop.

Ranking mensal da Lopes Immobilis

De acordo com o Flash Imobiliário, estudo de mercado realizado mensalmente pela Lopes Immobilis, a Moura Dubeux foi a construtora que mais vendeu unidades habitacionais na Região Metropolitana de Fortaleza no primeiro semestre deste ano, e, ainda, a construtora campeã de vendas, entre os segmentos do mercado, na categoria de alto e médio padrão. Fernando Amorim diz que os resultados são fruto de foco, trabalho forte em conjunto com o mercado e trabalho de experiência do cliente, desde o atendimento inicial até o fechamento da venda. “Desde 2013 nos mantemos entre os três primeiros lugares em vendas e lançamentos no Ceará, um mercado muito competitivo e com excelentes incorporadoras. Nos manter neste patamar nos motivas a, cada vez mais, fazer melhor. Temos um grande time local que é um dos principais responsáveis por este desempenho”, assevera. Ivna Moraes diz, ainda, que os resultados possuem relação direta com o desenvolvimento de bons projetos, somado a preços adequados, aproximação e trabalho com o mercado de corretores e encantamento do cliente.

Quando perguntado sobre os projetos futuros, Fernando Amorim diz que o mercado imobiliário do Ceará está em ritmo de retomada, com baixos estoques, com tendência de crescimentos dos lançamentos, vendas e valorização do metro quadrado. “Nosso projeto para o Ceara é fortalecer, cada vez mais, nossa atuação na praça, oferecendo projetos inovadores que superem as expectativas dos nossos clientes”, afirma. E Diogo Barral finaliza: “Considerando nosso posicionamento estratégico e o início da operação nos estados de Sergipe e Paraíba, entendemos que como único player com atuação regional e o crescimento contínuo de market share nas praças atuais, consolidaremos a nossa liderança no Nordeste e posicionamos a Moura Dubeux para atingir patamar de R$ 2,2 bilhões em VGV Potencial de lançamento ao ano”.

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