programação Cultural

Dragão do Mar divulga a programação da semana até domingo (3)

Por Viviane Ferreira - Em 26/02/2024 às 1:56 PM

Sra Marshmallow

.

Complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) segue com ampla e diversa programação.

Entre os destaques dos próximos dias, nova faixa de programação do Cinema do Dragão, com pré-estreia de filme de animação, estreia, mostra artística da Escola Porto Iracema das Artes, retorno do Curso Popular de Astronomia e apresentações cênicas em múltiplas linguagens. Informações adicionais e novidades podem ser acompanhadas no site do Dragão.

Performance

Na terça-feira (27), às 19h30, no Teatro Dragão do Mar, a Plataforma Lança Cabocla apresenta o espetáculo de dança “Lança Cabocla: procedimentos, transcendências e invenções de mundo”. Com participação de Abeju, Inaê Moreira e Tieta Macau, a performance é uma partilha de um processo que busca proporcionar uma experiência imersiva nas encruzas das encantarias dançantes, visuais e sonoras da pesquisa de Lança Cabocla, sendo também uma experiência colaborativa onde o público conflui saberes e sentires atravessados pela ancestralidade. O espetáculo possui classificação indicativa de 14 anos de idade e conta com acessibilidade em Libras, tendo acesso gratuito mediante retirada de ingressos 1h antes na bilheteria física do Teatro.

Temporadas Cênicas

Dois projetos artísticos selecionados a partir da Cena Ocupa, convocatória de ocupação dos espaços do Dragão, encerram temporada nestes próximos dias, no Teatro Dragão do Mar, a partir das 19h30.

Na quarta-feira (28), Caroline Holanda encerra as apresentações de “Mapas de Voo”, um espetáculo de cubos que dançam por motivação eólica. Durante a performance, o público é convidado a imergir nas distintas relações entre as formas leves, em suas variações de tamanho, número, cores, posições espaciais e velocidades de deslocamentos. Entre aproximações, distanciamentos, trajetórias retas, circulares, lentas, rápidas, em conjunto ou isoladas, a produção permite que o público observe a dança dos cubos. Os ingressos estão disponíveis no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

Na quinta-feira (29), a AFIÁ Coletiva também finaliza a temporada de apresentações de “Trunqueiras” em fevereiro. A partir da figura da pombagira, entidade feminina comum nos terreiros de Umbanda, mulher transgressora, insubmissa e que valoriza o atrevimento enquanto estratégia de poder, a obra se apresenta como uma experiência multissensorial, através de sons, cheiros, luzes, vibrações e mudanças na temperatura. A dramaturgia e a encenação do espetáculo trazem a poética da terreirada cênica, que são os elos de equivalência aos signos do espaço espiritual do terreiro. Os ingressos estão disponíveis no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

Cinema

O Cinema do Dragão lança, na quarta-feira (28), uma nova faixa de programação: a Quarta Animada, que apresentará sessões de filmes animados. Ao longo da quarta-feira (28), serão exibidos cinco títulos de animação, entre curtas e longas. A programação começa às 14h, na sala 1, com a pré-estreia gratuita do curta-metragem infantil ‘Juzé’, de Raquel Garcia. A sessão das 15h40 traz o curta ‘Bizarros Áudios’, dirigido pelo cineasta e animador cearense Diego Akel, que reúne áudios e arquivos que serviram de inspiração para Akel criar um “figurante animado” que aparece no filme ‘Bizarros Peixes Das Fossas Abissais’, dirigido por Marão, apresentado logo a seguir.

A nova faixa traz ainda, no mesmo dia, as exibições dos dois concorrentes na categoria Melhor Animação do Oscar de 2024: ‘Meu Amigo Robô’, dirigido por Pablo Berger, às 17h30, e ‘O Menino e a Garça’, de Hayao Miyazaki, às 19h30.

A partir de quinta-feira (29), o Cinema do Dragão inicia mais uma cine-semana, com a pré-estreia de “Eu, Capitão”, de Matteo Garrone, representante da Itália na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024, e a estreia de ‘Dias Perfeitos’, de Wim Wenders, concorrente japonês na mesma categoria.

Uma ótima pedida é aproveitar para maratonar alguns títulos que concorrem ao Oscar 2024. Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao).

Museus

A grande novidade do Museu da Cultura Cearense (MCC) é a abertura da exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios”, na quarta-feira (28), às 19h, na sala 2. Com acesso gratuito, a mostra coletiva celebra as mais de duas décadas de atuação da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) no campo da educação patrimonial. Apresentando um recorte da produção autoral dos jovens artistas que passaram pelas formações do equipamento nas áreas de conservação, restauração e ofícios tradicionais, a exposição reúne trabalhos que utilizam técnicas como a gravura (xilogravura, serigrafia, litografia e gravura em metal), a prataria artesanal e o bordado, além de obras de renomados artistas restauradas por estudantes formados na Escola.

Segue também em cartaz a exposição de longa duração “Vaqueiros”. A exposição etnográfica tem curadoria de Margarita Hernandez e resulta de pesquisa coordenada pela historiadora Valéria Laena no período de 1998-1999, com equipe multidisciplinar formada por museólogos, antropólogos, historiadores, documentalistas e fotógrafos em expedição pelo sertão cearense. Nela, encontram-se elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que, tradicionalmente, compreende-se como cultura sertaneja. Gratuitas, as visitas podem ser feitas das 9h às 18h (último acesso 17h30), de quarta a sexta, e das 13h às 18h (com acesso até as 17h30) aos sábados, domingos e feriados.

Por meio do Núcleo de Ação Educativa, o MCC está com seleção aberta para estágio remunerado com início em abril, uma delas para a função de educador(a), outra para a área de mídias sociais e as demais para a formação de cadastro de reservas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de março de 2024, via formulário on-line: bit.ly/estagionomcc. As pessoas selecionadas receberão uma bolsa educacional mensal no valor de R$ 870,00. O edital completo pode ser acessado no link: bit.ly/selecaomcc.

Em processo de desmontagem para receber nova exposição, com previsão de abertura ainda no mês de março, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) está temporariamente fechado.

Planetário

O Planetário segue com quatro sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins. Na quinta (29) e na sexta-feira (1º) são ofertadas as sessões “Kaluoka’Hina – O Recife Encantado” (Infantil), às 18h, e “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo” (sessão juvenil-adulta), às 19h. No final de semana, são ofertadas quatro sessões, a partir das 17h, com uma sessão a cada hora: “Kaluoka’Hina – O Recife Encantado” (infantil), “Dois Pedacinhos de Vidro” (infanto-juvenil) às 18h, “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo” (sessão juvenil-adulta) às 19h, e “Stella Nova” (sessão juvenil-adulta) às 20h, Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

No sábado (2), o Planetário Rubens de Azevedo retoma as atividades do Curso Popular de Astronomia. A aula gratuita acontece às 15h30, sobre “A percepção do Céu a partir das Civilizações Mesoamericanas”, formação ministrada pela professora Sthephany Ruivo. Limitadas a pessoas com idade mínima de 12 anos, as inscrições serão abertas nesta quarta-feira (28), a partir das 12h, no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente na página do Planetário (www.planetariorubensdeazevedo.com.br), com limite de 50 vagas por turma.

No domingo (3), às 16h, tem Música nas Estrelas, atividade que traz sessões especiais que combinam projeções em fulldome com trilhas musicais. Desenvolvidas pela equipe do Planetário Rubens de Azevedo, as sessões conduzem o público a uma viagem imaginária pelo tempo e pelo espaço, entre nebulosas, galáxias, constelações, exoplanetas e muito mais, ao som de encantadoras músicas. O acesso é gratuito, sendo necessário retirar convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário, sendo disponibilizados 50 lugares por sessão.

Dança

Na sexta-feira (1º), o Teatro Dragão do Mar recebe parte da programação da 11ª edição da Mostra Porto Iracema das Artes, com dois espetáculos gratuitos de dança, fruto de projetos desenvolvidos por artistas/alunos do Laboratório de Dança da Escola. Às 19h, acontece a apresentação de “Dançarinar”. Desenvolvido pelo artista Joubert Arrais, com a colaboração do/as artistas Mestre Valdir, Dane de Jade e Flávia Gaudêncio, e sob a tutoria de Helder Vasconcelos, o projeto tem pesquisado o dançar solo como brincadeira-treino e improvisação-combate, experimentando interfaces e atualizações do corpo brincante cearense com a relação humano-animal presente nas figuras/entremeios dos reisados de Juazeiro do Norte e nas performances cabaçais solo dos Irmãos Aniceto.

Em seguida, às 20h, Thiago Soares, Luana Silva e Manoel Saldanha apresentam o projeto Corpo Sabedor. Desenvolvido pelo artista Thiago Soares Patrício, com a colaboração dos/as artista Luana Sousa, Manoel Saldanha, e tutoria de Alicio Amaral, “Corpo Sabedor” semeia o corpo como um mestre sabedor que faz de si território de diálogos e encantarias cênicas, onde se propõe a investigar uma corporeidade nascida a partir do trajeto fronteiriço entre os folguedos populares cearenses do Reisado de Papangus, a Dança do Coco de Lagoa, as Narrativas Míticas que permeiam essas manifestações e a trajetória do artista-intérprete-criador contemporâneo e interiorano.

O acesso às apresentações é gratuito e livre, sendo necessária a retirada de convite uma hora antes na bilheteria do Teatro, limitada à capacidade de cada sala. Desenvolvido pelo artista Thiago Soares Patrício, com a colaboração dos/as artistas Luana Sousa, Manoel Saldanha, e tutoria de Alicio Amaral, o projeto “Corpo Sabedor” conta acessibilidade em libras.

Humor

No sábado (2) e no domingo (3), e também nos 9 e 10, às 20h, no Teatro Dragão do Mar, o comediante cearense Bruno Brasileiro apresenta “Matutando”, show de stand-up no qual reflete sobre as suas origens no interior e encara o seu cotidiano com a inocência de um matuto. Com bom humor, Bruno percebe o mundo à sua volta como se tudo fosse novo. A cada apresentação, uma participação especial. Os ingressos estão disponíveis no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

Feirinha

Como todo sábado, a feirinha Fuxico no Dragão reúne expositores de produtos criativos e artesanais, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar.

Dragão Encantado

Seguindo com uma programação especial para a criançada aos domingos, das 16h às 19h, o “Dragão Encantado” traz atividades lúdicas do Brincando e Pintando, no domingo (3), na Praça Verde. O acesso é gratuito e livre.

Também neste domingo (3), e nos próximos dias 10 e 24, às 17h, o Teatro Dragão do Mar recebe a Trupe Caba de Chegar para a apresentação de “Srta. Marshmalow”, um conto de fadas infantil que tem todos os ingredientes para uma boa receita: mocinha que cozinha melhor que a bruxa, príncipe que tem como amigo um espelho mágico poderoso e tem até o Sr Toupeira que tudo sabe e tudo vê. O espetáculo promete proporcionar ao público uma experiência mágica e divertida, resgatando a essência dos contos de fadas que estimulam a imaginação.

Os ingressos estão disponíveis no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

Mais notícias

Ver tudo de Notas