programação Cultural

Dragão do Mar divulga a programação da semana entre 1º e 6 de agosto

Por Viviane Ferreira - Em 31/07/2023 às 3:36 PM

O Galinheiro De Bragança (acervo Grupo) 1

.

Complexo cultural da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura encerra mais um “Férias no Dragão”, mas segue com a oferta de uma programação plural, com atrações de terça a domingo. Confira:

Teatro

Mais uma série de temporadas da 2ª Cena Ocupa, convocatória realizada para a ocupação de espaços do Dragão com propostas artísticas, entre julho de 2023 e março de 2024, é realizada ao longo de agosto. Com apresentação no Teatro Dragão do Mar, os espetáculos são acessíveis em LIBRAS e têm ingressos à venda na página do Dragão na Sympla ou na bilheteria física do Dragão.

Como parte do programa Quinta com Dança, Rafaela Lima e Lauriane Tremembé trazem, sempre às quintas de agosto (3, 10, 17 e 31), o espetáculo “Corporificar”. O palco do Teatro será o terreiro para a apresentação da etnografia dos ritos indígenas femininos da aldeia Indígena tremembé da barra do Mundaú, Ceará. Pensando na cena como ocupação e empoderamento feminino, geramos danças dissidentes que corporificam a sabedoria ancestral feminina e reconhecem nossas identidades originárias.

Aos sábados (05, 12, 19 e 26), o Cena Infantil traz nova temporada de teatro para a criançada. O Grupo Galhofo apresentará “O Galinheiro de Bragança”, espetáculo que trata sobre as desventuras da galinha Silvinha no galinheiro de Carmen, Malvina e Isabel, sendo a única com penas escuras. Inspirada na fábula ”A Galinha Preta”, de Iskender Gider e Martina Schlossmacher, a obra, por meio da fábula e da música, aborda assuntos sociais contundentes, como racismo, relações raciais e aceitação.

Cinema

As novidades da cine semana do Cinema do Dragão são as estreias de ‘Môa, Raiz Afro Mãe’, de Gustavo McNair; ‘Disco boy – Choque entre mundos’, de Giacomo Abbruzzese, e ‘Monet – Magia de Luz e Água’, de Giovanni Troilo, este que é mais uma novidade da mostra de cinema italiano “A Grande Arte no Cinema”, que entram em cartaz a partir desta quinta-feira (3). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao).

E também tem programação gratuita. No domingo (6), a partir das 16h, o CInema do Dragão sedia o lançamento do videoclipe “Rolê de Nave”, de Assun, em colaboração com os artistas Caiô, Leo Suricate e Doixton, seguido de exibição do making off da produção e bate-papo com a equipe do clipe. Logo depois, a partir das 17h30, na Arena Dragão do Mar, Assun apresenta “Lai vem o INXAME” em pocket show gratuito. Já na próxima quarta-feira (9), tem início o Seminário Acessibilidade no Cinema, que segue até o dia 12, com exibições, debates e oficinas para colocar em pauta as acessibilidades sensoriais no audiovisual. O acesso para essas programações é gratuito, com retirada de convite na bilheteria, no dia do evento, a partir das 14h.

Planetário

O Planetário Rubens de Azevedo retorna nesta quinta-feira (3) com sua programação regular. Além das sessões lúdicas de quinta a domingo, o Planetário retoma também, após o período de férias, o Curso Popular de Astronomia, que, no sábado (5), com turmas às 14h30 e 15h30, abordará o tema “Mitologia das Constelações”, em aula ministrada pelo professor Nicolas Camilo. Limitadas a pessoas com idade mínima de 12 anos, as inscrições serão abertas na quarta-feira (2), a partir das 12h, no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente na página do Planetário (www.planetariorubensdeazevedo.com.br), com limite de 50 vagas por turma.

Dragão Encantado

Seguindo com uma programação especial para a criançada aos domingos, o “Dragão Encantado” traz, além das atividades lúdicas do Brincando e Pintando, no dia 6 de agosto, a partir das 16h, na Praça Verde, a apresentação de “Clássicos de Palhaços”, do grupo piauiense Grupo Vagão. O espetáculo, fruto de parceria com o Sesc Ceará, por meio do Palco Giratório, narra as desventuras cotidianas de três palhaços nordestinos que vivem num pequeno circo no sertão: Beiju, Batata e Cuscuz. Tudo acontece através de “reprises”, cenas clássicas de palhaços, ressignificadas para os dias de hoje e que além do riso trazem algumas reflexões sociais pertinentes. E tudo com uma pitada de cultura popular nordestina muito forte. O acesso é gratuito e livre.

Feirinha

Como todo sábado, a feirinha Fuxico no Dragão reúne expositores de produtos criativos e artesanais, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar.

Museus

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará segue em processo de montagem da próxima exposição, “Terra de Gigantes”, de Daniel Lima, com abertura prevista para setembro. No Museu da Cultura Cearense, podem ser conferidas as exposições: “Vaqueiros” e “Retrato de Mestre”, de quarta a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h (último acesso até as 17h30).

Mais informações e novidades podem ser conferidas no site www.dragaodomar.org.br.

Serviço: Programação do Centro Dragão do Mar entre 1º a 6 de agosto de 2023

Horários diversos
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Mais informações: (85) 3488.8600 ou site do Dragão (www.dragaodomar.org.br)

Mais notícias

Ver tudo de Notas