Literatura

Evento no Cineteatro São Luiz traz escritores para debater temas em pauta na atualidade

Por Admin - Em 22/03/2022 às 10:24 AM

Cineteatrosaoluiz Foto Guilherme Silva 3

Cineteatro São Luiz

O projeto literário “Diálogos Contemporâneos” vai trazer ao Cineteatro São Luiz, entre 18 de abril e 17 de maio, vários escritores brasileiros de renome para debater sobre temas em pauta na atualidade. A realização do evento possui o intuito de aproximar a população do escritor e de suas obras.

A iniciativa tem programação totalmente gratuita. A ideia é que ocorram um ou dois encontros semanais, sempre no horário das 19h, a serem promovidos de maneira híbrida. As conferências acontecem presencialmente no Cineteatro São Luiz, seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia de covid-19, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) no Youtube.

Importante lembrar que o uso de máscaras de proteção e a apresentação do comprovante de ciclo vacinal completo são indispensáveis para a participação nos eventos.

Agenda

No dia 18 de abril (segunda-feira), a escritora Mary Del Priore ministra conferência sobre o tema “Felicidade, melancolia e depressão em um mundo em mutação”. No dia seguinte, o jornalista e biógrafo Fernando Morais conversa sobre “Guerras culturais – corações e mentes, negacionismo e pós-verdade”.

A semana que dá continuidade ao projeto recebe Tony Belotto para um papo sobre “Segurança e violência policial na literatura brasileira” no dia 26 de abril (Terça). Na quarta, Preta Ferreira, conhecida ativista dos direitos humanos, aborda o assunto “Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história”.

O mês de maio se inicia com a poetisa e filósofa Viviane Mosé falando sobre o tema “O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver” no dia 3. Dia 9, o escritor Sérgio Vaz aborda as fronteiras entre “Literatura e Realidade”.

A última semana de programação traz o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar para um bate-papo sobre “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens” no dia 16 e encerra o ciclo de conferências com Ailton Krenak falando sobre “A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade”.

Mais notícias

Ver tudo de Agenda