5ª edição

Festival Elos anuncia line-up de shows e grandes novidades para edição 2023

Por Viviane Ferreira - Em 22/11/2023 às 1:00 PM

Nayra Costa Foto Iago Barreto

A artista Nayra Costa é umas das atrações confirmadas nesta edição. Foto – Iago Barreto

Promover a diversidade, acolher a novidade e permitir experimentar sensações que somente a arte, a música e a natureza em sua magnitude podem propiciar são algumas das missões abraçadas pelo Festival Elos 2023.

Apresentado pela Enel Distribuição Ceará e pelo Governo do Ceará, o evento já está consolidado no calendário cultural de Fortaleza e chega à 5ª edição com vigor e fôlego para inovar com uma programação mais diversificada, contemporânea e multissensorial. O Festival terá uma ampla programação gratuita e acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na Comunidade do Poço da Draga, onde ocorrerá a Estação Marítima/Elos, com diversas atividades esportivas.

Desde 2018, o Festival Elos traz para a capital cearense grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Gal Costa, Chico César, Luiza Nobel, Vanessa da Mata, Mateus Fazeno Rock, Emicida, Luísa e os Alquimistas e Silva, que abrilhantaram a ideia de um festival diverso, inclusivo, gratuito e sustentável, que dialoga com pautas importantes para a sociedade, como a democratização do acesso às artes e ao lazer urbano, e a difusão da produção cultural regional e de tecnologias sociais de economia criativa.

Festival contemporâneo, diverso e impulsionador

Este ano, o festival reunirá nomes de destaque da música nacional e regional em programação que ocupará os espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em um abraço a este tradicional palco multicultural cearense. Serão dois dias com doze atrações musicais que despontam na cena nacional e revelações da música regional, que se apresentarão nos palcos do Festival Elos.

Além dos shows musicais na Praça Verde, o evento ocupará o Dragão do Mar com espetáculos de teatro, festas com discotecagem e desfile no Espaço Rogaciano Leite, feira de economia criativa e espaço de jogos.

A programação do Festival Elos 2023 começará no sábado, 25 de novembro, com o pernambucano Johnny Hooker, apresentando o show “Clube da Sofrência”, onde o pop de Hooker encontra o sertanejo da eterna rainha do gênero, Marília Mendonça. Em tributo ao sujeito de sorte que nos ensinou a amar e mudar as coisas, o artista cearense Silvero Pereira interpreta as letras marcantes de Belchior. Também se apresentarão no palco do Festival Elos as cantoras Nayra Costa e Mumutante.

A primeira noite de atividades ainda contará com discotecagens dos DJs do Mambembe, Silas Costa e Bugzinha, na Praça Verde, e o funk da Palo$a Baile, com as DJs Negona, Fuga e Nandi, sacudindo o Espaço Rogaciano Leite.

No Teatro do Dragão do Mar, será apresentado o espetáculo de dança contemporânea Ultrópico, da Associação de Bailarinos, Coreógrafos e professores de Danças do Ceará (Prodança) e Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC). Paralelamente aos eventos, acontecerá a Feira Casa de Xicas, de economia criativa, a partir das 16h, no espaço Hub Elos.

Já no domingo, 26 de novembro, será a vez da cantora Filipe Catto subir ao palco do Elos, em celebração ao repertório de Gal Costa, em releitura rock potencializada pela sua voz inigualável. Soma-se ao line-up a revelação potiguar Juliana Linhares com o show “Nordeste Ficção”, que promete embalar a noite ao som da nova MPB.

Com todo seu pop-rock, a banda Selvagens à Procura de Lei comemora os 10 anos do disco homônimo que deslanchou o grupo no cenário nacional, com turnês, premiações e apresentações em grandes festivais nacionais.

A festa não vai parar por um segundo sequer com as apresentações do Baile do Agê, do Mambembe, desta vez com os DJs Maarji e Estácio Facó, e do coletivo de sound system e reggae Baile “Come inna di dance”, com os DJs Coka Vibration e Vládia Soares.

No Teatro do Dragão do Mar, acontecerá o espetáculo de dança contemporânea Babaloo, apresentado pela Prodança e pelo CIDC. Paralelamente aos eventos, a Feira Casa de Xicas, de economia criativa, estará aberta ao público a partir das 16h, no espaço Hub Elos.

Mais notícias

Ver tudo de Notas