NOVA MARCA

Fundação Edson Queiroz vai realizar a 21ª edição da campanha Doe de Coração

Por Marcelo - Em 04/09/2023 às 3:36 PM

A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), lança nesta terça-feira (5), a 21ª edição da Doe de Coração. Desde 2003, a campanha desenvolve ações para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. A abertura oficial será feita pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha e terá ainda apresentação da nova marca da campanha, reestilizada pelo artista plástico cearense Stênio Burgos.

Doe de Coração é uma campanha que atinge a sua ‘maioridade’

Haverá, ainda, uma palestra sobre mitos e avanços no transplante de córneas, com o oftalmologista e coordenador da Doe de Coração 2023, professor Jailton Vieira (Unifor). O lançamento ocorrerá às 9h30, no Auditório da Biblioteca Central da Unifor, e contará com a presença de gestores da Fundação Edson Queiroz, professores e alunos da Unifor, transplantados, autoridades da área da saúde do Ceará e representantes das instituições parceiras da campanha, além do público em geral.

Os números de doadores efetivos e de transplantes no Ceará já apresentam aumento em comparação a 2020, período em que houve uma queda brusca nos registros de doações e transplantes de órgãos no Ceará devido à pandemia de Covid-19. Se naquele ano o número total de transplantes chegou a 1.122, o menor desde 2010, a partir de 2021 os transplantes voltaram a ultrapassar a marca de 1.500 anuais, segundo dados do IntegraSUS, portal de transparência da Saúde do Ceará.

Lista longa

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Brasil, um dos maiores números do Século XXI. E o assunto ganhou destaque na mídia nacional nos últimos dias com o caso do apresentador de televisão Fausto Silva, que estava na fila de espera por um transplante cardíaco.

Lenise Rocha realizará a abertura oficial da campanha da Unifor

No último fim de semana, após 15 dias de internação, o quadro de insuficiência cardíaca de Faustão se agravou e o hospital anunciou que ele precisaria de um transplante de coração. O pedreiro e jogador de futebol da Baixada Santista, Fábio Cordeiro da Silva, veio a óbito devido a um AVC e seu coração foi transplantado para Faustão, que estava em situação de prioridade. A fila de espera por esse tipo de transplante no Brasil, atualmente, é de 387 pacientes.

A programação da Doe de Coração 2023 contará com a realização de diversas ações de conscientização e sensibilização, não só no Campus da Unifor como também em instituições de saúde parceiras da campanha, como hospitais e clínicas médicas, além de espaços públicos, como a Avenida Beira-Mar e o Parque do Cocó. Haverá também sorteio de camisas da campanha, distribuição de folders, cartazes e outros materiais informativos para a população.

Mais notícias

Ver tudo de IN News