segurança

Grupo AYO compartilha dicas para evitar acidentes na academia

Por Viviane Ferreira - Em 16/08/2023 às 3:48 PM

Ayo Tg (1)

.

Quando se trata de um espaço focado na saúde, como uma academia, entre as principais preocupações de um gestor está garantir que seu empreendimento seja um espaço agradável e seguro para seus colaboradores e visitantes. Visando auxiliar dirigentes e proprietários a evitar acidentes em academias, o Grupo AYO compartilha algumas dicas valiosas para promover o bem-estar nesses locais.

“É importante ressaltar que a maioria dos acidentes pode ser prevenida através de boas práticas da equipe, manutenção adequada dos espaços e acompanhamento durante o treino. Para garantir maior segurança, é recomendável que os alunos recebam o acompanhamento básico de profissionais qualificados, e que também certifiquem-se de que os aparelhos estejam devidamente posicionados’’, explica Júlio César Chaves Nunes Filho, Profissional De Educação Física, Gerente do Grupo AYO.

Acidentes mais comuns

Quedas relacionadas à baixa pressão arterial ou ocasionadas por pisos escorregadios são alguns dos acidentes mais comuns que ocorrem em academias. E, ainda, machucados causados pelo mau uso de equipamentos e lesões devido à execução inadequada de exercícios são recorrentes.

Para reduzir esses riscos, a presença de um profissional qualificado é crucial. Muitas pessoas optam por treinar sozinhas, mas contar com a assistência de um profissional que compreenda os treinos e saiba operar as máquinas é uma medida preventiva importante.

Equipamentos em boas condições

Outra medida é garantir que todos os usuários estejam usando os equipamentos corretamente e seguindo propriamente as instruções de segurança. É fundamental verificar regularmente os aparelhos para assegurar que estão em boas condições de uso, evitando qualquer dano ou peças soltas. Além disso, investir em equipamentos de qualidade e realizar manutenções periódicas são essenciais para garantir a segurança dos usuários.

Avaliação física

Uma avaliação física realizada por um profissional de educação física é um procedimento rotineiro que oferece inúmeros benefícios. Por meio dessa avaliação, é possível coletar informações sobre o corpo, a saúde e o desempenho físico dos alunos, além de identificar fatores de risco e diagnosticar pontos fortes e fracos. Na AYO, por exemplo, é oferecido o AYO-Check, um acompanhamento próximo e periódico, com feedback, avaliação de resultados e troca de treinos, o que proporciona uma maior segurança e progresso para os alunos.

O que fazer em situações de acidentes

Caso ocorra um acidente na academia, é fundamental manter a calma e prestar a devida assistência à pessoa envolvida. Ter um kit de primeiros socorros disponível pode ser de grande ajuda em situações de emergência. Mesmo em incidentes aparentemente menores, é imprescindível que um profissional esteja sempre ao lado do aluno, demonstrando cuidado e atenção à situação.

’’Em nossos espaços sempre prezamos por essa segurança, desde a compra de equipamento de alto padrão até o treinamento da equipe que vai estar ali com os alunos. É super importante para que possamos entregar sempre um local seguro e cheio de benefícios para a saúde’’, comenta Sasha Reeves, CEO do Grupo AYO.

Mais notícias

Ver tudo de Notas