Referência

Grupo Newlight celebra 15 anos de atuação com crescimento de 60% em 2022

Por Viviane Ferreira - Em 24/05/2023 às 4:15 PM

Whatsapp Image 2023 05 24 At 16.01.01

Pedro Neto, Geórgia Fontes, Renata Porto e André Verçosa

O setor de eventos, um dos mais afetados pela pandemia nos últimos dois anos, voltou a crescer em 2022. Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), nos anos de 2020 e 2021, o segmento sofreu um prejuízo de R$ 230 bilhões, com 97% das empresas impactadas. Contudo, no ano passado, o setor alcançou um crescimento de 400%, comparado a 2020, responsável por 4,32% do PIB nacional.

O Grupo Newlight, empresa cearense que atua com estrutura e iluminação, montagem de estandes e cenografia e comunicação visual, é um exemplo dessa retomada. Formado pela Newlight Iluminação, Contemporânea e Multi, o grupo fechou 2022 com um crescimento de 60% em relação a 2019 (período pré pandemia) e a estimativa é encerrar 2023 com um acréscimo de 30% na receita.

Sob a liderança dos sócios André Verçosa, Geórgia Fontes, Pedro Neto e Renata Porto, o Grupo Newlight se consolidou no mercado nacional como um dos mais respeitados e reconhecidos em sua área de atuação.

Seus serviços incluem desde iluminação artística e montagem de stands, a cenografias para feiras e eventos, impressão em adesivo, montagem de palcos, passarelas, camarotes, arquibancadas, e demais atividades para a realização de eventos de pequeno, médio e grande porte.

Pedro Neto, diretor comercial do Grupo, destaca que o setor está caminhando para retomar o patamar pré-pandemia. “Fazemos parte de um segmento que engloba pelo menos 50 atividades diferentes, movimentando a economia local com geração de emprego e renda, atração de turistas, fortalecimento da marca do Estado e incremento da arrecadação de impostos. Em 2022 pudemos acompanhar essa volta dos eventos com maior intensidade. No entanto, ainda estamos reconstruindo um caminho para retornar aos eixos do crescimento no setor”, comenta.

Geração de empregos
Segundo a Abrape, dos mais de 2 milhões de empregos gerados no Brasil entre janeiro e setembro do ano passado, quase 230 mil estavam no hub setorial, ou seja, indiretamente ligados ao setor de eventos, e 14.262 especificamente nesta área, o que representa um crescimento de 10,7% e 0,7%, respectivamente.

A maior parte dos profissionais de eventos concentra-se no hub setorial, cerca de 6,2 milhões de pessoas em 52 áreas diferentes. Fazem parte do setor, profissionais que trabalham desde empresas de equipamentos e estruturas de montagens, a serviços de cerimonial, catering e audiovisual, alcançando cadeias produtivas como hospedagem, alimentação, transportes e recreação.

Em 2022, o Grupo Newlight contratou quase 50 novos funcionários para a área de estrutura. Um acréscimo de 300% em relação a 2021. Apesar do resultado positivo, Pedro Neto destaca que um dos gargalos é a carência de profissionais qualificados. “O momento de retomada é uma reconstrução do setor, que ficou paralisado durante a pandemia, perdendo mão de obra qualificada e empreendimentos. São fornecedores que já não existem mais, empresas que fecharam e não voltaram, profissionais que tiveram que mudar de área”, explica.

Aquecimento
De acordo com dados do Centro de Eventos do Ceará (CEC), em 2019, quando o setor crescia mais de 20% ao ano, foram mais de 100 eventos realizados no local, sendo 86 corporativos, 10 de entretenimento e sete sociais. Em 2022, já considerando uma retomada, foram 84 eventos. Para 2023, o principal equipamento para realização de eventos no Estado conta com 67 eventos agendados. Até maio deste ano, o Grupo Newlight atuou na realização de seis eventos no CEC.

Mais notícias

Ver tudo de Notas