DESAFIO GLOBAL

‘Kite for The Ocean’ já completa mais de 12 mil quilômetros para novo recorde

Por Marcelo - Em 04/09/2023 às 7:09 PM

Com pouco mais de uma semana do lançamento oficial do ‘Kite for The Ocean’ (K4TO), uma iniciativa do ‘Winds For Future’, em parceria com vários grupos de kitesurf do Brasil e exterior, buscando estabelecer um novo recorde mundial a ser registrado no Guinness World Record em 2023, já ultrapassou a marca dos 12 mil quilômetros velejados. Os kitesurfistas do Ceará deram o tiro de partida às 13 horas do dia 25 de agosto, na Praia do Cumbuco, mas atletas e praticantes do mundo inteiro estão engajados no objetivo de percorrer de 44 mil quilômetros – equivalente a uma volta completa ao redor da Terra – em prol da saúde do oceano. A jornada se estenderá até o dia 24 deste mês.

Velejadores do mundo inteiro vão participar da busca do novo recorde

Com um fuso horário de quatro horas a menos em relação ao Brasil, o atleta francês Nicolas Bacquet fez, cronologicamente, o primeiro velejo oficial para o recorde, no mar próximo ao Canal da Mancha. A busca pelo novo recorde mundial conta com praticantes do Brasil, França, Paraguai, Holanda, Canadá, Japão, Portugal, Estados Unidos e muitos outros países. Além da distância a ser percorrida, outra ‘missão’ a ser cumprida é a retirada de um quilo de lixo a cada quilômetro percorrido no oceano, o que vai promover a retirada de 44 toneladas de resíduos das águas.

Um dos mais jovens velejadores é Paulo Henrique dos Santos, um atleta de apenas nove anos. Seu notável amadurecimento e habilidades excepcionais no kitesurf surpreendem a todos, consolidando-o como uma força a ser reconhecida nas águas e nos círculos esportivos. Comentando sobre sua trajetória, Paulo Márcio, o pai e também treinador, revela: “Acompanho meu filho desde que ele tinha dois anos, introduzindo-o no surfe e no kitesurf. É raro ver uma criança tão jovem evoluindo com tanta paixão e dedicação. Além de ser pai, sou técnico e instrutor, o que torna tudo ainda mais especial.”

Rômulo Alexandre Soares, co-fundador do ‘Winds For Future’, explica que o intuito do recorde deste ano é fazer um movimento de alcance global a partir do Ceará. “Só existe um oceano, global e diverso. Não existe planeta B, só existe esse que vivemos, e nós temos que cuidar dele. Estamos transformando o recorde em uma ação do Ceará para o mundo, em que qualquer pessoa, em qualquer parte da terra, pode participar. Ano passado tivemos 34 nacionalidades que vieram até o Cumbuco e bateram um recorde. Este ano queremos que um propósito alcance outras praias no Ceará e outros países”, comentou.

Inscrições

K4TO pretende recolher 44 toneladas de lixo das águas do oceano

Para participar do movimento global e quebrar mais um recorde mundial, basta entrar no site kitefortheocean.com e fazer a inscrição, que pode ser totalmente gratuita. Ou paga, em que o participante receberá um kit com lycra oficial, pulseira, copo eco, certificado Guinness World Records, bolsa estanque, capa de celular à prova d`água, e ainda um voucher para uma T-shirt na Maresia. As inscrições e o velejo de kitesurf podem ser feitos em qualquer lugar do mundo para contabilizar quilômetros, em troca de quilos de lixo retirados do oceano, praias e estuários.

“O registro dos quilômetros percorridos pelos kitesurfistas será feito a partir do Strava, a maior plataforma de esportes do mundo, com mais de 100 milhões de usuários”, explica a também co-fundadora do ‘Winds for Future’, Mariana Zonari. “Abrimos um clube no Strava e todos os atletas participantes que velejarem e lançarem os seus percursos no Strava, inserindo os registros de GPS, são automaticamente contabilizados para o Guinness World Record”, completa.

Mais notícias

Ver tudo de IN News