Arte e cultura

MAUC realiza 9ª edição do seu projeto de férias em comemoração aos 80 anos de Descartes Gadelha

Por Viviane Ferreira - Em 04/07/2023 às 1:45 PM

Ft 150407 Descartes Gadelha Gr

Descartes Gadelha – Foto: reprodução

O Museu de Arte da UFC (Mauc) realizará a 9ª edição do projeto Férias no Mauc: arte e museu para todos os públicos, que ocorrerá entre os meses de julho e agosto de 2023.

Nesta edição, será celebrada os 80 anos de vida de Descartes Gadelha, artista cearense que representa a pretensão do Mauc de alcançar o Universal pelo regional.

A programação conta com trinta atividades que contemplam todos os públicos, nas modalidades presencial, online e híbrida. O Férias no Mauc faz parte das ações anuais do Museu como um projeto construído colaborativamente, a partir das contribuições de artistas, pesquisadores(as), professoras(es), educadores(as), museólogas(os), coletivos, instituições e outras pessoas interessadas em participar da construção de um museu cada vez mais plural, inclusivo e democrático.

Veja abaixo algumas das atividades:

Férias no Mauc – 9ª Edição – Programação

Minicurso – Giz de Cera: Meios de Expressão e Criação

Ministrante: Iuri Tavares

Modalidade/Local: Presencial no Mauc

Data: 10/07

Horário: 8h às 12h

Número de vagas: 20

Carga horária: 4 horas

Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 11 anos

Ementa: Revisitar a prática de desenho com giz de cera perdida na infância, através de técnicas de expressão e criação com esse material, como aplicação de luz e sombra, sobreposição e criação de cores, frottage, grattage, desenho invisível, entre outras. Venha explorar o potencial dessa técnica!

Sobre o ministrante: Arte educador e estudante de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Materiais (de responsabilidade da/o participante): Caixa de giz de cera colorido que contenha também a cor branca

Inscrições: https://forms.office.com/r/HLQPDLmDtz

Workshop – Escultura em argila portrait: Método sight-size

Ministrante: Ispaide Sombra

Modalidade/Local: Presencial no Mauc

Data: 10/07

Horário: 14h às 16h

Número de vagas: 10

Carga horária: 2 horas

Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 18 anos

Ementa: Método utilizado para ensinar o processo de esculpir, que possibilita compreensão direta da forma, volume e valores para o escultor.

Sobre o ministrante: Graduado em Artes Visuais pelo IFCE, professor de artes visuais – escultura em argila utilizando o método sight-size, com experiência de assistente em ateliês de especialistas e realização de Pesquisa pelo CNPq.

Materiais (de responsabilidade da/o participante): Argila, avental, sacola plástica, borrifador

e estecas de biscuit ou palito de churrasco.

Inscrições: https://forms.office.com/r/3EwQ0Fuz5K

Minicurso – Fortaleza: entre catadores e caldeirões

Ministrantes: Nicole Martins e Iuri Funiri

Modalidade/Local: Presencial no Mauc e percurso externo (Centro)

Datas/Horários: 11/07 – 8h às 12h e 12/07 – 13h às 17h

Número de vagas: 20

Carga horária: 8 horas

Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 18 anos

Ementa: Traçar paralelos entre a história da cidade de Fortaleza, aprendida em um percurso pré-estabelecido no Cento, a ser realizado com os participantes no primeiro dia, e as problemáticas sociais representadas nas atuais exposições do Mauc, focando no artista Descartes Gadelha. No dia 11, os participantes poderão encontrar os ministrantes no Mauc às 8h para ida de ônibus ou encontrá-los direto na Estação das Artes às 9h para percurso a pé até a Praça da Bandeira (mais detalhes serão alinhados com as pessoas inscritas). Já no dia 12, a tarde de atividade será no Mauc. Ao final, ocorrerá uma atividade prática de intervenção fotográfica.

Sobre os ministrantes: Nicole – Graduanda em História pela UFC, bolsista do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc) desde 2022, e voluntária no Grupo de Estudo Crisálida: art&educação em (trans)formação, da Faculdade de Educação (Faced/UFC). Iuri – Graduando em História pela UECE, bolsista voluntário do projeto de extensão “História em campo”.

Materiais (de responsabilidade da/o participante): Dispositivo que tire fotos, água, protetor solar e roupas confortáveis.

Inscrições: https://forms.office.com/r/P4wkW5xaD4

Oficina – Bordado e Fotografia

Ministrante: Natália Rabelo

Modalidade/Local: Presencial no Mauc

Data: 12/07

Horário: 8h às 12h

Número de vagas: 20

Carga horária: 4 horas

Público-alvo: Jovens, adultos e idosos interessados

Ementa: Relação entre as duas linguagens das artes visuais e das artes têxteis: fotografia e bordado. Cada participante deverá trazer sua fotografia, a fim de realizar intervenções em bordado. Serão apresentadas alternativas para remate e haverá roda de conversa sobre os trabalhos elaborados.

Sobre a ministrante: Artista com ênfase nas artes visuais, trabalha de maneira autônoma com fotografia de rua, colagens, bordados, entre outras coisas. Contemplada recentemente num concurso de fotografia no Museu da Fotografia de Fortaleza.

Materiais necessários: Traga sua foto em papel fotográfico, tamanho e tema de sua preferência, para realizar intervenção em bordado (os materiais para bordar serão disponibilizados no Mauc).

Inscrições: https://forms.office.com/r/LN9BcEugsX

Oficina de desenho – O nosso Lar

Ministrante: Eryk Matheus

Modalidade/Local: Presencial no Mauc

Data: 12/07

Horário: 14h às 15h

Número de vagas: 15

Carga horária: 1 hora

Público-alvo: Crianças de 05 a 07 anos de idade (acompanhadas de responsáveis)

Ementa: Pretende-se que as crianças pensem, criem e reinventem o que elas acreditam ser o lar através do desenho. Através de roda de conversa sobre o que entendemos sobre lar e leituras de imagens sobre diversos tipos de Lares que existem no mundo. As conversas, os momentos de desenhar com os materiais disponibilizados, bem como a partilha dos desenhos com o grupo, poderão proporcionar espaço de afeto entre as crianças e os seus acompanhantes na oficina.

Sobre o ministrante: Escritor, professor, pesquisador e amante de artes visuais. Fez parte do grupo de contação de histórias Palavra Encantada (Itapipoca – 2017 a 2018). Publicou a história “O coelho que não sabia pular” pela antologia Devires Poéticos 2ª edição (2020). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2019); Especialista em Arte Educação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (2021), Mestrando em Artes pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE (2023). Administra a conta do Instagram @professoreryk onde compartilha sua rotina como professor.

Inscrições: https://forms.office.com/r/crf13rL4W3

Palestra EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará

Ministrante: Elinaudo Barbosa

Modalidade/Local: Presencial no Mauc

Data: 13/07

Horário: 9h às 11h

Número de vagas: 40

Carga horária: 2 horas

Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 13 anos

Ementa: O artista relata a experiência de criar o próprio universo de super-heróis, fala da história dos super-heróis brasileiros e do momento atual do gênero. A palestra culmina com um momento interativo, onde será realizado um exercício de criação coletiva de um personagem junto com o público presente.

Sobre o palestrante: Artista visual autodidata, com extensa carreira nas artes visuais: pintura em tela, pintura digital, ilustração, infografia e design de marcas. Em 2014, retomando sonho da adolescência, começou a criar o Universo EB de super-heróis, produzindo enredos, desenvolvendo personagens e desenhando e colorindo as histórias em quadrinhos, que publica pelo selo independente EB Comics. Desde 2017, participa como roteirista e editor de arte da saga Força Extrema, que reúne personagens de diversos autores nacionais de super-heróis.

Inscrições: https://forms.office.com/r/U79aZVFgw9

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas