O poder dos museus

Museu da Fotografia participa da 20ª Semana Nacional de Museus

Por Gabriela - Em 16/05/2022 às 10:38 AM

Museu da Fotografia

Museu da Fotografia

O Museu da Fotografia Fortaleza tem uma programação especial para a 20ª Semana Nacional de Museus, de 17 a 21 de maio, seguindo a temática proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Com o tema “O poder dos Museus”, o MFF irá realizar ações mediadoras envolvendo as exposições em cartaz, oficina de mobgrafia, oficina de técnicas de restauro digital de fotografias, palestra e um bate -papo sobre educação museal: metodologias para além da sala de aula.

Para dar início a programação, na terça (17), a partir de 12h30, o educativo irá ministrar a oficina de mobgrafia. O momento será de aprendizagem sobre teorias e técnicas fotográficas com o celular.

Na quarta (18), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, às 14h, é vez da oficina restaurando memórias, que envolve técnicas de restauro digital de fotografias. Para participar, é necessário ter computador com acesso à internet, o navegador Chrome instalado e o PhotoScan, do Google Fotos.

Já na quinta (19), o Museu recebe o professor Fernando Maia, que fará uma visita mediada pelas exposições em cartaz. O percurso será entre as obras O Olhar Não Vê. O Olhar Enxerga. e Não Danifique Os Sinais, um resgate histórico e enriquecedor durante o trajeto fotográfico.

Sábado (21), conta com duas atividades. A primeira, abrindo as ações do dia, às 10h30, será com o bate-papo Educação Museal: Metodologias para além da sala de aula, mediado por Lili Rodrigues, arte-educadora do MFF, com os convidados Gerson Linhares gestor do Museu do Caju e Marina Vieira, mestra em Educação pela UECE, que irão enriquecer o debate sobre as práticas educacionais realizadas pelos educadores de museus e a educação colaborativa na atividade complementar ao processo educacional das escolas.

Em seguida, no período da tarde, às 14h, o palco do auditório será comandado pela Luciana Eloy, professora, pesquisadora e curadora independente em Artes e Design, que irá palestrar sobre curadoria no processo de concepção de exposição, destacando temas da contemporaneidade e do processo curatorial.

Para participar e garantir a vaga, é necessário um breve cadastro online. As inscrições podem ser feitas através do link disponível na bio do Instagram oficial do MFF (@museudafotografiaoficial).

Mais notícias

Ver tudo de Notas