Arte Contemporânea

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022. Confira as mostras em destaque

Por Gabriela - Em 17/09/2021 às 10:54 AM

Unnamed (2)

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo acaba de divulgar a programação de 2022 e examina questões relacionadas à ideia de uma “identidade brasileira” atualizando o debate em um ano marcado por efemérides.

Entre os destaques estão a grande mostra panorâmica de Adriana Varejão, que inaugura em março; os trabalhos decoloniais de Jonathas de Andrade, em abril; a obra inédita site-specific de Dalton Paula para o Projeto Octógono no mês de agosto; e em outubro, a primeira panorâmica na Pina da artista visual e poeta Lenora de Barros e as performances, vídeos, fotografias e instalações que representarão a vida, arte e a religião de Ayrson Heráclito.

No segundo semestre, em parceria com a instituição norte americana Terra Foundation for American Art, o museu apresentará uma importante reflexão inspirada no processo de urbanidade e modernidade que tomou conta do Estados Unidos entre 1893 e 1976 e será uma boa oportunidade para um contraponto às celebrações do centenário do marco da arte moderna no Brasil, acrescentando novas camadas e perspectivas para esse debate.

“O ano de 2022 marca o centenário da Semana de Arte Moderna, bem como o bicentenário da independência brasileira. A Pinacoteca se propõe a abordar ambas as efemérides a partir de uma perspectiva crítica, organizando uma série de exposições que olham para esses eventos como partes de processos mais alargados e continentais”, conclui o diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, Jochen Volz.

Outra novidade da programação 2022 é que a Pina agora terá uma galeria especial dedicada à exibição de vídeos. A estreia fica por conta de Vostok (2013), de Leticia Ramos, adquirido pelo programa de Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca de São Paulo, em 2018.

Confira as datas e as sinopses das mostras clicando aqui.

Mais notícias

Ver tudo de Notas