Reciclagem e sustentabilidade

Shoppings RioMar realizam e apoiam iniciativas socioambientais em Fortaleza

Por Gabriela - Em 25/05/2021 às 4:08 PM

Riomar

Shopping RioMar

Os empreendimentos do Grupo JCPM no Ceará, desde a construção, investem e apoiam iniciativas de sustentabilidade e desenvolvimento social. Nesse sentido, a partir desta semana, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy abrem espaço para receberem o Programa Reciclocidades, da Cagece, que por meio da transformação de resíduos recicláveis em artesanatos promove a inclusão social e a geração de renda de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para conhecer mais e contribuir com essa iniciativa, o RioMar Kennedy recebe, até o dia 28 de maio, uma exposição completa com os produtos dos grupos comunitários, além de um artesão no local demonstrando o processo de transformação de algumas peças.

Na mostra, localizada no Piso L2, é possível encontrar bolsas, bijuterias, tapetes, almofadas, abajures e muito mais. Já, no período de 07 a 11 de junho, a nova parada do Programa Reciclocidades será no shopping RioMar Fortaleza.

O Programa Reciclocidades já existe há cerca de 12 anos e propõe um novo olhar aos resíduos que seriam descartados, como jornal, revista, tetrapark, papel e garrafa PET, transformando-os em arte e renda. Para isso, forma grupos produtivos de homens e mulheres, em situação de vulnerabilidade social, que participam de oficinas gratuitas para o desenvolvimento das habilidades manuais e, então, transformam os resíduos recicláveis em produtos artesanais, que são vendidos e toda a renda é revertida para os participantes.

Central de Resíduos

Dentre tantas iniciativas socioambientais, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy também investem e estimulam a reciclagem como meio de transformação de vidas. Isso porque, desde a sua construção os shoppings mantêm em suas estruturas Centrais de Resíduos, que além de destinar corretamente todo o resíduo com potencial de reciclagem, também geram emprego e renda a 16 famílias moradoras do entorno.

Os espaços e a renda gerada com a comercialização são totalmente administrados pelos próprios recicladores, ligados à Associação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no RioMar Fortaleza, e à Rede dos Catadores de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará, no RioMar Kennedy. Só no ano de 2020, foram reciclados nas duas Centrais quase 422 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio.

Mais notícias

Ver tudo de Notas