Luto

Sociedade cearense lamenta a morte de Ernando Uchoa Lima

Por Gabriela - Em 27/12/2021 às 12:54 PM

0883635001450969205

Ernando Uchoa Lima e Regina Uchoa

Figura de destaque na sociedade cearense, o advogado e ex-senador do Ceará, Ernando Uchoa Lima, faleceu nesta segunda-feira (27), aos 89 anos.  A causa da morte ainda não foi divulgada pela família e o velório deve acontecer na sede da OAB Ceará.

Personagem destacado na vida pública do Estado, Ernando foi presidente da seccional do Ceará da OAB nos biênios 1989/1991 e 1991/1993, passou pelo Conselho Seccional da entidade e pela Comissão de Direitos Humanos. Ele chegou à presidência da OAB Nacional em abril de 1995 e comandou a entidade até janeiro de 1998.

Além disso, foi secretário do Estado e do Município de Fortaleza, membro da Academia Cearense de Letras e se manteve como representante cearense no Senado Federal até 1979.

Diversas personalidades do Ceará e o Brasil fizeram questão de prestar uma homenagem à Ernando Uchoa Lima. “Lamento a morte do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cearense Ernando Uchoa Lima. Ele também ocupou a presidência da OAB-CE por duas vezes e foi secretário de Estado da Cultura e da Justiça. Ernando Uchoa ainda foi senador da República entre 1978 e 1979 e membro da Comissão de Direitos Humanos. Meus sentimentos de pesar a todos os familiares, amigos e admiradores de Ernando Uchoa Lima”, escreveu o Governador do Estado, Camilo Santana.

“É com muita tristeza que recebo a notícia da perda do amigo Ernando Uchoa. Ele teve uma contribuição inestimável para a advocacia e para o Direito. Com seu caráter pacificador e espírito conciliador de homem cumpridor de palavra, fez um trabalho em prol da união da advocacia na sua gestão no Conselho Federal. Presto toda a minha solidariedade aos familiares e amigos”, afirmou o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

Mais notícias

Ver tudo de Notas