BRANDED CONTENT

Tempo de promover a segurança no trânsito e a saúde da população

Por Marcelo - Em 16/04/2024 às 12:07 PM

Sesc quer incentivar a prática da atividade física e conscientizar a população para um trânsito seguro

Nas próximas semanas, os cearenses terão uma oportunidade valiosa de refletir sobre a importância do ciclismo em suas vidas. Em 15 de abril, celebra-se o Dia Internacional do Ciclista, no momento em que o Sesc Ceará prepara-se para mais uma edição do seu já consagrado CicloSesc, que está com inscrições abertas para sua edição 2024. Tempo para reafirmarmos, mais uma vez, a necessidade urgente de conscientização da população para um trânsito seguro e a promoção deste meio de transporte saudável e sustentável.

Arquimedes Pinheiro aposta no ciclismo para melhorar o bem-estar das pessoas e a mobilidade urbana                                         Foto: Jr. Panela

Hoje, tendo as preocupações com a saúde e o meio ambiente no topo da agenda global, o ciclismo surge como uma solução multifacetada. Além de ser uma forma eficaz de exercício físico, contribuindo para a redução do sedentarismo e prevenindo uma série de doenças crônicas, como obesidade e doenças cardíacas, a bicicleta também é um meio de transporte ecologicamente correto.

No entanto, para que o ciclismo possa se estabelecer plenamente como uma alternativa viável de deslocamento, é necessário criar um ambiente propício e seguro para os ciclistas. Infelizmente, como sociedade, enfrentamos ainda desafios significativos nesse sentido. Entre eles está a frequente desatenção dos motoristas e a ausência de uma cultura de respeito mútuo entre todos os usuários das vias, que contribuem para tornar as ruas perigosas para os ciclistas.

Passeio ciclístico deve reunir milhares de pessoas em diversas cidades

É aqui que iniciativas como o CicloSesc desempenham um papel crucial. Além de proporcionar momentos de lazer e integração, celebrando ainda o Dia do Trabalhador, em 1º de maio, o evento é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância do respeito aos ciclistas e a necessidade de compartilhar as vias de forma segura e harmoniosa. Ao mesmo tempo, oferece uma chance para os ciclistas se reunirem, compartilharem experiências e reforçarem sua presença nas ruas, reivindicando seu direito ao espaço público.

Além dos benefícios diretos para a segurança no trânsito, o ciclismo também traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental da população. Em um país onde os índices de sedentarismo e obesidade são preocupantes, incentivar o uso da bicicleta pode ser uma estratégia valiosa para reverter essa tendência. Além disso, pedalar regularmente pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar geral.

Cabe a todos nós, ciclistas e motoristas, autoridades e cidadãos, trabalharmos juntos para tornar as ruas do Ceará mais seguras e acessíveis para todos.

Arquimedes PinheiroGerente do programa Lazer do Sesc Ceará

Mais notícias

Ver tudo de IN News