Uncle Nearest

Uísque em homenagem a ex-escravo que ensinou Jack Daniel vive boom nos EUA

Por Viviane Ferreira - Em 10/08/2023 às 11:02 AM

169153036164d2b47916c25 1691530361 3x2 Rt

.

Em 2016, a escritora e empreendedora americana Fawn Weaver se deparou com uma reportagem sobre o homem por trás de um dos uísques mais famosos do mundo, um ex-escravo.

O homem era Nathan Green, ex-escravo que no fim da década de 1850 atuou como mentor do então adolescente Jack Daniel na arte da destilaria. Conhecido como Uncle Nearest (tio Nearest, em português), Green dominava o ofício na época, a ponto de ser considerado o primeiro “mestre destilador” do Tennessee.

Mesmo tendo sido decisivo para a criação da bebida, o nome de Green ficou esquecido. Não só na história do icônico Jack Daniel’s, mas na história da destilaria americana. E foi essa lacuna que Weaver decidiu enfrentar.

Em 2017, a empreendedora fundou a Uncle Nearest Premium Whiskey, que logo se tornaria a marca de uísque com maior crescimento na história dos EUA, segundo a revista Forbes, sendo a mais premiada do país por quatro anos consecutivos: 2019, 2020, 2021 e 2022.

Em entrevista à Bloomberg no início de agosto, Weaver disse que as vendas já estão prestes a dobrar os US$ 100 milhões atingidos em 2022, e que recentemente recusou uma oferta de US$ 1 bilhão pela marca. “Tio Nearest foi um verdadeiro pioneiro. Eu quero garantir que seu legado continue vivo”, disse à agência.
Tendo vivido numa época em que a fotografia era reservada à elite e a manutenção de registros era, na melhor das hipóteses, arbitrária, muitos detalhes da vida de Green permanecem obscuros, como relata o site da Uncle Nearest.

O que se sabe é que, no século 19, ele ficou responsável por tocar a produção de uísque que existia na fazenda de um homem chamado Dan Call, pastor que possuía uma destilaria. Green teria desenvolvido o processo que hoje define o uísque do Tennessee, que é filtrado através de carvão de bordo (maple) antes de envelhecer em barris de carvalho.

Por volta de 1860, o jovem Jasper Newton Daniel, mais conhecido como Jack, teria sido acolhido na fazenda do pastor. É lá que ele aprende a fazer uísque, com seu guia e mentor Nathan Green. Nascido durante a escravidão, Green se torna um homem livre em 1865, após a Guerra Civil americana, e permaneceu trabalhando na propriedade de Dan Call.

Fonte – Folha de SP

Mais notícias

Ver tudo de Notas