Arte digital

Van Gogh na nova era: obras do pintor são expostas online

Por Gabriela - Em 04/12/2020 às 3:03 PM

Van Gogh Na Era Digital Pecas Do Pintor Sao Expostas Online 36b2

Autorretrato de Vicent Van Gogh

Já pensou em ver os trabalhos do seu artista favorito sem precisar sair da sua casa? Depois de outras plataformas, como o Google Arts and Culture, lançada em 2011, agora é a vez do site Van Gogh Worldwide, divulgado este mês, de fazer o uso da internet para exibir parte das obras produzidas pelo pintor.

O Van Gogh Worldwide é uma iniciativa conjunta do Instituto Holandês de História da Arte (RKD), do Museu Van Gogh e do Museu Kröller-Müller. Foi construída em colaboração com um grande número de parceiros, incluindo museus, colecionadores privados e instituições de pesquisa, especialmente o Laboratório do Patrimônio Cultural da Agência do Patrimônio Cultural da Holanda (RCE). O site foi viabilizado pelos três sócios fundadores, apoiados pela Vincent van Gogh Foundation e o Mondriaan Fund.

No total, 1.000 peças já foram digitalizadas e estão na platatorma, porém, esse número ainda vai crescer, já que o pintor pós-impressionista produziu mais de 2.000 peças ao longo de sua vida.

As obras podem ser procuradas pelo período em que foram finalizadas ou por categorias, como, pinturas, desenhos e gravuras assinadas pelo artista. Além disso, a plataforma apresenta a descrição completa das obras, tais como, nome, tamanho, data, material usado, entre outras informações.

Esses dados são atualizados constantemente e, em sua maioria, vêm de um compilado assinado e revisado, em 1970, pelo historiador holandês Jacob-Baart de la Faille. Porém, foram feitos alguns acréscimos, já que os desenhos de Van Gogh de cadernos e esboços, por exemplo, foram expostos no site, mas não foram incluídos na revisão do historiador.

Confira um preview:

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle