Lançamento

BYD Dolphin chega com preço agressivo e muito mais autonomia que rivais

Por Jota Pompílio - Em 28/06/2023 às 5:31 PM

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Em São Paulo (SP), a BYD apresentou nesta quarta-feira (28) o Dolphin – seu novo hatch elétrico de entrada que custará R$ 149.800. Sua intenção é clara: desbancar modelos menores como o Renault Kwid E-Tech (R$ 149.990), Caoa Chery iCar (R$ 149.990) e o JAC E-JS1 (R$ 145.900). Com proposta urbana e jeito de um monovolume, o carro tem autonomia de 291 km e potência de 95 cv.

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Para Leonardo Dall’Olio, diretor do grupo Carmais que acompanhou in loco o lançamento, o modelo é fantástico. “É um hatch 100% elétrico com preço surpreendente. Em 10 minutos após divulgar o preço, já vendemos 10 unidades na BYD Carmais. É, sem dúvida, um dos elétricos mais baratos do Brasil. Embora barato, posso dizer, o Dolphin segue a qualidade dos carros de maior valor da BYD”, pondera o executivo. Leonardo afirma que o modelo chega amanhã para test drive na BYD Carmais, em Fortaleza.

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As baterias são de 44,9 kWh e sua autonomia é 291 km

Por dentro, o modelo conta com inspiração náutica, por isso, conta com tons de azul marinho, bege e vermelho por toda cabine. Há material macio ao toque em algumas partes do painel. A típica central multimídia rotativa da BYD está lá, assim como o mesmo painel de instrumentos digital do Yuan Plus.

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Medidas

O BYD Dolphin é bem maior que seus rivais. São 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e um bom entre-eixos de 2,70 m. Ou seja, ele tem comprimento próximo ao de um Chevrolet Onix, largura de Nissan Versa, altura de Fiat Pulse e entre-eixos maior do que o de um Toyota Corolla Cross.

Mais potente

Para o Brasil, a BYD trouxe o motor da versão de entrada do Dolphin, mas o pacote de baterias da versão de topo. Portanto, o modelo é equipado com um propulsor de 95 cv e 18,3 kgfm instalado no eixo dianteiro e um pacote de baterias Blade, desenvolvido pela fabricante chinesa, de 44,9 kWh. O Kwid E-Tech entrega 65 cv e 11,5 kgfm, enquanto o JAC E-JS1 vai a 62 cv e 15,3 kgfm, enquanto o CAOA Chery iCar tem só 61 cv e os mesmos 15,3 kgfm do rival da JAC. No Dolphin, a BYD promete 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.

Autonomia “pra dá e vender”

Segundo a marca chinesa, o Dolphin roda até 291 km no ciclo de medição brasileiro feito pelo INMETRO. Como comparação, já no ciclo brasileiro, o Kwid E-Tech consegue 185 km de autonomia (confira aqui teste de autonomia real do Kwid). É um numero maior contra apenas 161 km do JAC e o iCar leva a melhor com 197 km com carga completa.[

 

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