Song Pro
Com a fábrica, BYD trará o primeiro híbrido plug in Flex do mundo
Por Jota Pompílio - Em 10/10/2025 às 9:33 AM

Fábrica da BYD será a maior da América Latina e a maior fora da China.
Agora é oficial, pois antes parecia que foi um treinamento! Ocupando o vazio da Ford, a BYD inaugurou sua fábrica em Camaçari (BA) depois de diversas etapas, polêmicas e a até atrasos. Fruto de um investimento de R$ 5,5 bilhões, o espaço conta com 4,6 milhões de metros quadrados. Entretanto, a marca diz que a planta já opera desde julho e que é um símbolo da confiança no Brasil.
Anota aí: os primeiros carros com chassi brasileiro serão faturados nos próximos dias para ir aos concessionários, com o elétrico Dolphin Mini e os híbridos King e Song Pro, ainda no regime SKD de montagem, onde os veículos chegam parcialmente montados.

Song Pro
Primeiro híbrido plug-in flex
No evento, a BYD apresentou o primeiro carro híbrido-flex com tecnologia plug-in. Desenvolvido em parceria Brasil e China, vem para atender a demanda do mercado brasileiro por esta tecnologias, mas o lançamento ainda não tem data para acontecer. A empresa informou que o desenvolvimento está praticamente concluído.
As primeiras 30 unidades com tecnologia híbrida plug-in flex foram empregadas no Song Pro. Esses SUVs serão utilizados durante a COP30. A marca informou que usa a base do atual motor 1.5 aspirado da plataforma DM-i, também usado no BYD King, mas com adaptação no sistema de alimentação para poder utilizar etanol ou gasolina em qualquer proporção.
Motor novo
Importante lembrar que o BYD Song Pro também deve passar a utilizar o sistema hibrido DM-i de quinta geração, já presente no Song Plus – que apesar de usar o mesmo nome, é um carro totalmente diferente (fora do Brasil, o Pro é a geração antiga do Plus).
Ou seja, o Song Pro nacional deve ser lançado com a união de um motor 1.5 flex, aspirado, a um 100% elétrico posicionado na parte dianteira do automóvel. Lá fora, só com gasolina, são 215 cv – 8 cv a menos que o Song Pro atual vendido em nosso país. Estima-se que a versão brasileira com conjunto flex tenha cerca de 230 cv – quase a potência do irmão Song Plus.
Na China, o Song Pro tem duas opções de bateria: uma de 12,9 kWh e outra com 18,3 kWh. Os preços devem ser mantidos: hoje, o SUV híbrido de entrada da empresa no país é vendido nas versões GL e GS, que custam, respectivamente, R$ 189.800 e R$ 199.800.
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