Impressões ao dirigir

Com o mesmo preço, Nissan Kicks 2022 agrada e oferece mais tecnologias

Por Jota Pompílio - Última Atualização 27 de abril de 2021

Jota Pompílio, editor
Img 20210417 Wa0068

Fotos em Guaramiranga (CE) by Jota Pompílio

Para seguir como um “queridinho” dos brasileiros e da marca, claro – já que é o modelo mais vendido – a linha 2022 do Nissan Kicks evoluiu na fórmula e em conteúdos. Em relação ao anterior, é outro carro e “cá entre nós”, tá lindo o novo modelo, né? Outra jogada para vender bem é que o lançamento da Nissan, em preço, não mudou nada! Traduzindo: você pode comprar o novo pelo preço do velho. Em Fortaleza, Na Jangada Nissan, o SUV está vendendo bem, com uma ótima aceitação e quem faz o test-drive já tá encomendando o seu, confessou o gerente Antônio Nina.

Img 20210417 Wa0027

Gentilmente cedido pela montadora, ficamos uma semana com o modelo e subimos à Serra de Guaramiranga (1h30min de Fortaleza) com ele. Em nenhum momento, em subidas íngremes (fomos por Campos Sales) o Novo Kicks pediu “arrego” e em precipícios não nos deixou preocupados. Aliás, o modelo passeava como estivesse em uma reta. Um ponto alto está nos bancos com tecnologia “Gravidade Zero”, que apoiam muito bem o corpo e são os melhores do mercado.

102 Nissan Kicks Exclusive 2 642x420

Por dentro, o isolamento acústico é ótimo e a natureza, à medida que subíamos, nos fascinava. Porém, e por falar em som, a “sonzeira” do Nissan Kicks 2022 merece um capítulo à parte. Afinal, o áudio é composto por oito alto falantes (dois deles tweeters), amplificador digital mais dois falantes de 2,5” posicionado dentro do encosto de cabeça do banco do motorista – uma solução interessante presente na topo de linha Exclusive CVT.

Img 20210418 Wa0023

Pegada esperta!

Com a versão top de linha Exclusive CVT, com motor 1.6 de 16 válvulas e câmbio continuamente variável (CVT), a dobradinha deu conta do recado permitindo uma dirigibilidade esperta. Estão disponíveis 114 cv de potência e 15,5 kgfm (etanol/gasolina) e o peso de 1.139 kg revela uma relação peso-potência de 9,9 kg/cv. Mesmo sem uma mecânica turbinada, a dirigibilidade segue eficiente e ele parte da imobilidade aos 100 km/h em 11,8 segundos. Um comportamento que agrada. Além disso, o conforto ao rodar melhorou após a adoção do para-brisas acústico. De acordo com o fabricante, houve uma redução de 35% nos ruídos.

Img 20210418 Wa0005

A direção assistida eletricamente é rápida ao esterço – de batente a batente são 3,1 voltas – e a dinâmica melhorou após o trabalho dos novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção. Assim foram aprimorados a área de contato e a firmeza das suspensões. Ou seja, o Nissan Kicks ficou mais ágil e estável nas mudanças de trajetórias.

O Nissan Kicks 2022 até deixa o motorista com um “gostinho” de piloto. Há controle dinâmico de chassi, controle inteligente em curvas, estabilizador inteligente de carroceria e o controlador de freio motor. Com esse aparato o SUV é muito na mão sem demonstrar uma tendência de subesterço (sair de frente). Além disso, o controle inteligente de freio motor transmite maior conforto tanto no contorno de curvas quanto nas descidas de serras.

2021 Nissan Kicks 4 Source

Te cuida, Volvo!

Segurança em primeiro lugar, parece ser o lema do Novo Kicks, A partir de agora, ele possui um pacote mais completo em prol da segurança. Destaques para o alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), o monitoramento de ponto cego (BSW), o alerta inteligente de mudanças de faixa (LDW) e o acendimento dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA).

O alerta de tráfego cruzado traseiro ajuda o motorista a prevenir batidas ou atropelamentos nas manobras de marcha à ré. O sistema funciona por meio dos sensores no para-choque traseiro (alcance de até 20 metros).

O BSW emite alertas visuais e sonoros ao perceber um veículo nas laterais e o LDW transmite uma vibração ao volante nas saídas involuntárias de faixas – ao acionar a seta o sistema é desativado. Outro recurso é o acendimento inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade, que opera automaticamente a partir de 30 km/h, e muda o facho do farol alto para o baixo ao perceber um veículo no sentido oposto.

Mais recursos do Nissan Kicks 2022 estão no alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem (pode parar totalmente o veículo), no auxílio de partida em rampas e na visão 360º com detector de movimento (MOD). Este último, emprega quatro câmeras externas instaladas na dianteira, na traseira e nos dois retrovisores para criar uma visão periférica de 360 graus e ajudar nas situações de manobras de ré e ainda detectar objetos em torno do veículo (emite alertas visuais e sonoros). Com tudo isso, o Nissan Kicks possui os atributos para seguir na parada entre os clientes. Na Jangada Nissan, o modelo de entrada sai por R$ 90.390,00 (mecânico) e o top, isto é, o mais caro, custa R$ 121,990,00 (automático).

[email protected]

Serviço

Jangada Nissan Júlio Ventura
Av. Júlio Ventura, 200 · (85) 3306-8686

Jangada Nissan Washington Soares
Av. Washington Soares, 2055 – C · (85) 3391-6000

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road