Test drive

Dirigimos o Volvo XC 40 hybrid: cinco estrelas é pouco, viu!

Por Jota Pompílio - Em 24/02/2021 às 10:48 AM

Jota Pompílio, editor

 

 

Img 20210222 Wa0003

Fotos: Jota Pompílio

Quando você escuta alguém pronunciar algum modelo de carro da Volvo o que vem à cabeça primeiro? Segurança, né? Mas já faz tempo que a marca supera as cinco estrelas em outros quesitos como tecnologia, design encantador e até um ótimo preço se considerarmos o custo-benefício. Sim, isto porque a marca “entrou de cabeça” na era híbrida e elétrica. Tudo isso pode ser sintetizado e encontrado hoje no XC 40 hybrid – que testamos por uma semana em Fortaleza (CE) e embrenhado na Serra de Guaramiranga(CE).

Img 20210222 Wa0001

O modelo é vendido na capital cearense pela autorizada GNC Suécia, na Rogaciano Leite. De acordo com a gestora Dayse Terra, o SUV está à venda a partir de R$ 245.000,00. “Das qualidades que ele possui, eu destacaria a esportividade, o conforto, a segurança e a autonomia que o XC 40 proporciona”, ressalta Dayse.

Img 20210222 Wa0004

Impressões

Vou ser direto: o SUV compacto é de uma beleza inconfundível. De lado, o SUV mostra robustez e os aros roubam a cena. A grade dianteira lembra muito seus irmãos XC60 e XC90. A traseira, mais ousada, dá uma identidade própria ao XC 40.

20200807175254

No interior, o requinte é notável em cada detalhe. Um bom exemplo é a qualidade dos plásticos utilizados no veículo, tão bem acabados quem nem parecem ser plástico de fato. A central multimídia, de nove polegadas, é vertical, estilo tablet, o que passa um ar futurista.

As costuras dos bancos e do volante trazem ainda mais sofisticação. Há também vários detalhes em alumínio no volante, saídas de ar-condicionado e contornos dos botões. Mas o ponto alto do Volvo XC40 (literalmente) está no teto solar panorâmico, que corta o teto de uma ponta à outra.

Img 20210222 Wa0002

Cadê o barulho?

A partida do motor é por botão, com o pé no freio, como na maioria dos veículos premiums. Ao ligar o carro, se o rádio estiver desligado, o barulho mais alto que se escota é do ar-condicionado. Sério! O arranque fica por conta do motor elétrico, o que explica o silêncio. Você só sabe que está ligado quando aparece um nome verde “ready”- “pronto” em português.

Quem nunca dirigiu um carro híbrido fica na dúvida se o carro está realmente ligado antes de soltar o freio de estacionamento. Falando em estacionamento, já ao sair da vaga o Volvo XC40 se mostra um carro muito suave a cada manobra, antecipando ser um carro gostoso de dirigir.

Antes de prosseguir com as impressões ao volante, vamos aos números. Estamos falando de um motor a combustão com 180 cv de potência e 27 kgfm de torque auxiliado por um elétrico de 82 cv e 16,3 kgfm. Combinados, a entrega é de 262 cv e 43,3 kgfm, segundo a fabricante.

Sentindo o motor

Depois de sentar, feitos os devidos ajustes do banco, retrovisores, pareamento do smartphone, é o momento de acionar o motor, ou melhor, os motores, tá?! O SUV sueco tem arranque rápido, não precisa pressionar demais o acelerador e ele desenvolve velocidade rapidamente. No uso urbano, o motorista deve ficar bem atento ao velocímetro, principalmente neste período de pandemia. Por causa do isolamento, as ruas e avenidas têm menor número de veículos circulando, mas os radares continuam a funcionar.

O conforto, o isolamento acústico e o motor elétrico passam para o motorista a impressão de estar a 20 km/h, quando na realidade a velocidade é de 60 km/h, por isso fique atento ao velocímetro digital!

Img 20210222 Wa0006

Em rodovia, o Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid (nome grande, né!) tem excelente desempenho. Acelerações e retomadas rápidas, quando é necessário exigir um pouco mais do pedal direito, ele responde prontamente. O câmbio tem as trocas macias, suaves, o motorista não percebe que está ativo.

0145138001548630716

Dayse Terra

O XC 40 subiu a serra sem problema nenhum. Muito seguro em curvas estreitas de precipícios, o SUV esbanja confiança. A suspensão trabalhou super bem em terrenos irregulares, de piçarra, com pequenas erosões. Este acerto também atende as necessidades de conforto quando o SUV passa por valetas, lombadas, ondulações, ou seja, asfalto ruim, muito comum nas grandes cidades.

Os sistemas de auxilio ao motorista como o controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática, alerta de ponto cego com Cross Traffic Alert (ele lê a placa de velocidade e mostra no painel), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera traseira, alerta de mudança de faixa com assistente de direção, são precisos. Inclusive durante o período de empréstimo, passei por algumas situações que o veículo que estava na frente parou de repente. E o XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, acionou os freios de maneira preventiva. Uau, isto é um carro inteligente!!

Img 20210222 Wa0007

 

Consumo

Por trata-se de um veículo híbrido, o consumo de combustível é baixo ao comparar com outros modelos de mesmo porte com motor a combustão. A Volvo divulga que o consumo na cidade é de 24,5 km/litro e na estrada 22,3 km/L. E a autonomia do motor elétrico é de até 47 km. Estes testes são realizados seguindo padrões internacionais de aferição.

Conclusão

Agora híbrido, o XC40 T5 ficou mais econômico e confortável no uso diário, seja na cidade ou na estrada, com a vantagem de não usar uma gota de gasolina em algumas situações. Menor dos SUVs, o carro é ideal para estacionar e sua dirigibilidade é super prazerosa. Eu compraria!

 

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road