Nota máxima
Ford Ranger recebe cinco estrelas em teste do Latin NCAP
Por Jota Pompílio - Em 12/12/2024 às 9:03 PM
A Ford Ranger, produzida na Argentina para o Brasil e América do Sul, recebeu cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe), feitos com os novos protocolos mais rigorosos da entidade.
De acordo com a Ford, o veículo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade, sistema de frenagem de emergência na cidade, interurbano e para usuários vulneráveis da estrada, sistemas de suporte na faixa, de assistência à velocidade e detecção de ponto cego.
A picape, equipada com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade de série, obteve 93,11% na proteção para ocupante adulto, 89,80% para ocupante infantil, 74,77% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 92,01% na assistência à segurança.
Bom de vendas
A Ranger se destaca também pelo desempenho dos motores 3.0 V6 e 2.2, pela dinâmica veicular em estrada e fora de estrada, com nova suspensão, pelo design, requinte e conforto, além de experiências para o cliente com conectividade avançada e atualizações over-the-air. Tudo isso reforçou o sucesso da picape, que vai fechar 2024 com recorde de vendas de mais de 30.000 unidades, um crescimento de quase 60% comparado ao ano passado.
Testes de impacto
O teste de impacto frontal da Ranger mostrou estrutura e área dos pés estáveis, proteção adequada para o tórax do adulto, proteção total no impacto lateral, proteção adequada para o tórax e o abdômen no impacto lateral em poste e proteção total para os ocupantes infantis no impacto frontal e lateral. A proteção contra chicotada cervical foi marginal para o pescoço do adulto.
A proteção para pedestres apresentou, em sua maioria, proteção adequada a boa para a cabeça, mas a borda dianteira do capô mostrou proteção deficiente. A proteção da parte superior da perna apresentou áreas de proteção ruim e a proteção da parte inferior da perna exibiu áreas de proteção marginal. O sistema de frenagem de emergência apresentou bom desempenho e atendeu os requisitos de disponibilidade em uso na cidade e interurbano e obteve a pontuação máxima para usuários vulneráveis da estrada.
O sistema de suporte em faixa está disponível, mas como não é ativado por padrão e foi reconfigurado, não pôde ser considerado na pontuação. A detecção de ponto cego e o sistema de assistência à velocidade tiveram bom desempenho. O modelo foi avaliado de forma voluntária pelo fabricante.