Comportamento de mercado
Na preferência, SUV passa o hatch e torna-se o segmento mais desejado do mercado
Por Jota Pompílio - Em 17/05/2021 às 7:09 PM
Jota Pompílio, editor
Não é preciso ser um expert para notar que modelos SUV (Compass, Q3, T-Cross, Kicks, Duster, XC 40) estão mais perceptíveis em avenidas e ruas que em outros segmentos automotivos. E agora, além da percepção visual, viraram oficiais: a categoria SUV registrou 32,7% de participação de janeiro a abril contra 31,1% dos hatchs do mesmo período de 2021.
Sem dúvida, o crescimento do segmento foi enorme, por isso, montadoras que nunca lançaram SUVs estão lançando-os assim que podem. Hoje a Fiat é um exemplo disso como a Volkswagen foi há uns anos atrás. Para se ter uma noção, no primeiro trimestre do ano passado, o segmento SUV representava 23% da vendas totais no mercado interno e neste ano, no mesmo período, os SUVs já são 30%. E no quadrimestre (janeiro a abril de 2021) a participação aumentou ainda mais, foi para 32,7%.
Enquanto isso, o maior segmento até então, o dos hatchs, caiu de 42% para 31,1%, ou seja, com isso, os SUVs tornaram-se o maior segmento do mercado brasileiro. A
Enquanto o segmento dos hatchs caiu dez pontos e o dos sedãs caiu quase pela metade (de 17,3% para 12,5%, por outro lado, as picapes aumentaram a participação de 8,3% para 10,8%. Porém, amigos internautas da Road In, já dá uma outra matéria!