Impressões

No volante com o Nivus – gasta pouco, é rápido e bonito. O que você quer mais?

Por Jota Pompílio - Em 17/09/2020 às 11:59 AM

Jota Pompílio, editor

 

Nivus

Fotos: Jota Pompílio

Depois de vê-lo por incontáveis fotos, ler sobre ele, checar sua ficha técnica, o primeiro contato no mundo real foi através da Fazauto – autorizada Volkswagen, em Fortaleza, que cedeu o modelo por um final de semana. Inclusive, segundo o supervisor de Vendas, Natanael Rodrigues, as vendas estão ótimas. “Já entregamos 25 unidades e ainda temos mais de 30 solicitações na fila”, detalha.

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De perto, “arrudiando-o” – no bom cearencês – todinho, o Nivus tem um belo impacto visual. Está mais para carro de passeio “diferente” do que para utilitário esportivo. A traseira me remeteu um pouco ao BMW X6, mas só se olharmos apressado.

 

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O acabamento da versão Highline (a topo de linha, que custa R$ 99.280) é ótimo, com couro nos bancos. Por dentro, o Nivus lembra muito o Polo , mas com toque de sofisticação.O espaço no banco de trás é bem generoso e ainda rendeu ao Nivus um belo porta-malas de 415 litros. Para quem ama viajar, uma beleza!

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Volkswagen Nivus interior

Não atiça não!

Comecei a curtir o SUV já na longa avenida da Fazauto, a Heráclito Graça. Como era sábado, o trânsito urbano permitia dar uma boa esticada. O câmbio automático, de seis marchas, tá bem ajustado e sincronizado com o motor. Ele não jogava marcha para cima antes do tempo. Dá para perceber que o pequeno motor, de três cilindros, rende tudo o que pode numa boa, sem alarde. Não atiça que o Nivus responde!

O 1.0 TSI é silencioso também! Só o escuto quando faço ultrapassagens a curta distância quando boto os 116 cavalos para correr! Para um tricilíndrico, vibra bem pouco, viu! No etanol, chega a 128 cv.

No outro dia, domingo, a caminho da Praia do Presídio, cerca de uma hora de Fortaleza, resolvi senti-lo nas rodovias. Não faltou olhares para o Nivus, seja pareado com outro carro ou alguém sentado conversando.

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Em curvas, acelerando 120 km/h, o danado te dá uma ótima sensação de estabilidade e me surpreendeu positivamente por seu equilíbrio. O Nivus é mais estável do que a maioria dos utilitários esportivos que conheço e, além disso, amortece bem as irregularidades do piso sem ser esponjoso.

Pegamos caminhos de piçarra acidentados na região e a soma do 1cm a mais de altura da suspensão, com o 1,7cm extra dos pneus 205/55 R17 garantiram o passeio sem raspadas no fundo.

Mais uma vez, a VW mostrou que sabe fazer um acerto de comandos: direção direta, pedais no peso certo. E o melhor: com comandos para trocas de marcha no volante que tornaram a viagem mais rápida e divertida. É simples. Você acelera, escuta o motor e troca devido a sua necessidade para + ou para -.

No fim, entre cidade, rodovia e terra, sem grandes preocupações de economia, a média calculada foi de 12,2km/l de gasolina, exibindo o que eu já suspeitava: além de andar muito, ser valente, o 1.0 turbo do VW Nivus gasta pouco.

Volkswagen Nivus Teaser

Conectividade

Como passageira de test-drive, “Lidu”, a minha esposa. É sempre bom um olhar feminino nessas horas. Uma das primeiras coisas que ela gosta de fazer explorar na zona de entretenimento. Ela achou que a VW Play tem a navegabilidade como ponto forte. “Os menus são fáceis de localizar e a interface é bastante amigável, permitindo que o usuário se familiarize rapidamente com o funcionamento do sistema. Existe até um campo de busca no qual é possível digitar o que está procurando”, disse.

Unnamed

Calcanhar de Aquiles

Mesmo sendo recheado de recursos e oferecer até uma loja própria de aplicativos, o Nivus tem como ponto fraco  ao não oferecer internet a bordo, algo que apenas o Chevrolet Tracker dispõe entre os SUVs compactos mediante pagamento de mensalidade.

Dessa forma, o usuário precisa procurar uma rede Wi-Fi ou rotear a conexão de seu smartphone para baixar os aplicativos, fazer atualizações de software e agendar serviços de manutenção. Porém, isso é questão de tempo e com certeza, a Volkswagen dará um jeito!

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