MEDIDAS PREVENTIVAS

José Sarto ressalta a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Marcelo - Em 07/10/2021 às 8:04 PM

O prefeito José Sarto destacou nesta quinta-feira (7), que em alusão ao Outubro Rosa as equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Fortaleza estão realizando diversas ações ao longo do mês, visando conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Prevenção ao câncer de mama é um dos objetivos do Outubro Rosa                Foto: Divulgação

As mulheres podem procurar qualquer um dos 116 postos de saúde da Capital para ter acesso a uma consulta e ao exame de mamografia. No Hospital da Mulher, estão agendadas atividades de limpeza de pele e palestras educativas nos dias 8, 15 e 28 deste mês. E serão realizadas blitze educativas em diversos pontos da cidade.

“Fortaleza possui atualmente 14 equipamentos com estrutura para a realização de mamografias, com destaque para as Policlínicas. O exame é recomendado a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos. É importante que elas façam o autoexame, adotem hábitos saudáveis e busquem fazer exames de rotina”, afirmou o chefe do Executivo municipal, que também é médico.

Projeto de lei

Ele também informou em suas redes sociais que na próxima semana enviará à Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei estabelecendo a distribuição gratuita de absorventes, pelo poder público do município, para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“A proposta já foi elaborada pela equipe do secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cláudio Pinho, e passa por análise da nossa Procuradoria Geral”, salientou José Sarto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder