Ceará Junino: circuito de festivais por todo o Estado começa nesta sexta-feira
Por Admin - Em 14/06/2016 às 7:05 AM
O grande circuito de festivais do Ceará Junino começa nesta sexta-feira (17) em Senador Pompeu, Missão Velha e Fortaleza, abrindo a sequência de 20 festivais de quadrilhas apoiados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com eventos em todas as regiões do Estado, até o mês de julho. Todos os festivais foram selecionados através do Edital Ceará Junino 2015, previsto na legislação estadual como ferramenta da política cultural do Estado, contribuindo para valorizar as manifestações tradicionais da sociedade e para democratizar o acesso da população aos bens e serviços artísticos e culturais.
Através do edital, foram selecionados projetos e ações, de todo o Ceará, que têm por objetivo identificar, difundir e estimular as tradições regionais cearenses voltadas para os festejos juninos do Estado. Pelo edital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, está investindo R$ 2,6 milhões no apoio a 100 quadrilhas juninas, aos 20 festivais regionais que têm início nesta sexta-feira e vão seguir ao longo do mês de junho e no início de julho, beneficiando todas as regiões do Estado. Ao final do circuito de 20 festivais, haverá uma etapa final, o Campeonato Estadual dos Festejos do Ceará Junino, realizada de 14 a 17 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, reunindo as quadrilhas vencedoras de cada festival.
A partir desta sexta-feira, seguindo no sábado, acontecem festivais em Missão Velha (Arraiá de Todos Nós), Senador Pompeu (VII Arraiá Vila Junina) e Fortaleza (9o. Arraiá do Genibaú). Nos dias 22 e 23, em Fortaleza, acontece o IX Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América.
Nos dias 23 e 24 acontecem os festivais de Icó (Icó Cidade Junina 2016) e Pacajus (Festival das Flores – São João Cultural 2016). Confira ao final do texto a lista de todos os festivais já confirmados. Os municípios de Ipu, Tabuleiro do Norte, Baturité, Canindé, Tarrafas, Santana do Cariri, Sobral, Itapipoca, Horizonte e Pindoretama também receberão festivais. Haverá ainda dois novos eventos, com datas a serem divulgadas após o encerramento da nova seleção do Edital Ceará Junino.
Mais notícias
mercado de capitais

























