África e Américas
Brasil sediará Cúpula de Turismo da ONU em 2026
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 10/04/2025 às 5:00 PM

A Cidade do Rio de Janeiro vai sediar a Cúpula de Turismo da ONU no Brasil Foto: Pedro Kirilos/Riotur
O Brasil foi escolhido para sediar a 3ª Cúpula de Turismo da ONU para a África e as Américas em 2026, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito durante o 2º encontro do grupo, realizado na Zâmbia, com a presença de representantes do Ministério do Turismo brasileiro.
Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, destacou a importância do evento para fortalecer as relações entre os continentes. Ele mencionou avanços na conectividade aérea e a ampliação de acordos bilaterais, facilitando o fluxo turístico.
“O Brasil é a porta de entrada da África na América do Sul, com vários voos diretos semanais. Estamos interligados pela herança africana e pelo apoio ao afroturismo, através do Programa Rotas Negras”, afirmou Sobral.
O encontro na Zâmbia, com o tema “Promovendo o turismo resiliente por meio da conectividade, do investimento e do desenvolvimento da força de trabalho qualificada”, visa a promover parcerias estratégicas e segue as diretrizes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Sobral também destacou recordes no turismo brasileiro, como a chegada de 6,7 milhões de estrangeiros no ano passado e a captação de US$ 360 milhões em investimentos externos. Ele mencionou o lançamento do guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil” e a abertura da 1ª Escola Nacional de Turismo em Belém (PA).
Reuniões bilaterais
Durante o encontro, a equipe do Ministério do Turismo participou de reuniões bilaterais com representantes da Zâmbia, Cabo Verde e República do Congo, apresentando o Programa Rotas Negras. Também houve uma reunião com a South African Airways para discutir melhorias na conectividade aérea.
Em janeiro, o ministro Celso Sabino, presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, reuniu-se com embaixadores de países africanos para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável no setor. Em março, foi inaugurado o Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro, a primeira representação da entidade nas Américas e no Caribe, para atrair visitantes, eventos e investimentos à região.
Mais notícias
ALTA PERFORMANCE




























