Energia limpa

Ceará lança plataforma de hidrogênio verde em evento global na Holanda

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 19/05/2025 às 12:20 PM

Produção De Hidrogênio Verde Foto Reprodução

Produção De Hidrogênio Verde Foto Reprodução

O Ceará deu um novo passo rumo ao protagonismo internacional na transição energética. Durante o “World Hydrogen 2025 – Summit & Exhibition”, realizado de 19 a 22 de maio em Roterdã, na Holanda, o estado lançou oficialmente sua nova plataforma do hidrogênio verde (H2V), consolidando o compromisso com a economia sustentável e a atração de investimentos estratégicos.

A iniciativa é fruto do Masterplan elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) — vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) —, em parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

A plataforma será a base para o avanço da infraestrutura, das políticas públicas e da articulação internacional em torno do Hub de H2V do Complexo do Pecém.

Projeção internacional

Secretário Domingos Filho, Presidente Da Adece, Danilo Serpa, E O Diretor Comercial Do Complexo Do Pecém, André Magalhães

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, e Max Quintino e André Magalhães, respectivamente presidente e diretor comercial do Complexo do Pecém, representam o Estado do Ceará na World Hydrogen 2025 – Summit & Exhibition

A apresentação da plataforma acontece dentro da programação do maior evento global dedicado ao hidrogênio verde, que reúne líderes empresariais, cientistas, autoridades públicas e fundos de investimento.

A delegação cearense conta com técnicos e gestores da SDE e do Complexo do Pecém, que mantêm um estande no local para exposição de projetos e prospecção de novos negócios.

Além do lançamento, o secretário da SDE, Domingos Filho, representa o governador Elmano de Freitas em reuniões bilaterais, incluindo um encontro com o presidente do Porto de Roterdã, Boudewijn Siemons — parceiro histórico do Ceará na agenda portuária e energética.

“A nova plataforma de hidrogênio verde é um marco para o estado. Ela nos posiciona com mais clareza e ambição no cenário internacional, mostrando que o Ceará está pronto para liderar uma nova fronteira de desenvolvimento, baseada em sustentabilidade, inovação e competitividade”, afirmou Domingos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business