EXÉRCITO BRASIleiro
Fortaleza sedia solenidade nacional em homenagem ao Patrono da Infantaria Brasileira
Por Marlyana Lima - Em 21/05/2025 às 1:16 PM

Exar 024
A 10ª Região Militar (10ª RM) realizará nesta quinta-feira, 22 de maio, às 18h30, no 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza, a Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Infantaria, o Brigadeiro Antônio de Sampaio. Natural de Tamboril, no interior do Ceará, Sampaio é reconhecido como herói da Guerra do Paraguai, conflito que envolveu a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai no século XIX.
A cerimônia tem como objetivo não apenas celebrar a data de nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, mas também destacar a importância estratégica da Infantaria — conhecida como a “Rainha das Armas” — nas diversas missões atribuídas ao Exército Brasileiro. Entre elas, a defesa da Pátria, as operações de Garantia da Lei e da Ordem, ações humanitárias em apoio a populações vulneráveis e a contribuição para o desenvolvimento nacional.
A solenidade deve atrair militares da Infantaria e de outras armas, além de civis e entusiastas da vida castrense de várias partes do país, que vêm à capital cearense para prestigiar a formatura em homenagem ao Patrono da Infantaria Brasileira.
A programação comemorativa se estende ao longo da semana, até o dia 25 de maio, com diversas atividades alusivas à memória do Brigadeiro Sampaio. Entre elas, destacam-se a viagem à cidade natal do militar, Tamboril, no Sertão de Crateús; uma solenidade no Panteão onde repousam seus restos mortais; a realização de uma palestra sobre sua trajetória; visita guiada aos espaços culturais da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção; e uma corrida de rua.
O evento reforça a ligação histórica entre o Ceará e um dos principais símbolos da bravura e do comprometimento do Exército Brasileiro.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























