CBIC
Setor da construção projeta alta de 2,3% em 2025
Por Redação - Em 29/07/2025 às 12:01 AM

A confiança dos empresários vem caindo, refletindo o impacto dos juros altos e da escassez de crédito FOTO: Freepik
Apesar dos juros altos e da instabilidade econômica, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) manteve sua projeção de crescimento de 2,3% para o PIB da construção em 2025. O resultado, embora inferior à expansão de 4,3% registrada em 2024, é considerado positivo diante do cenário adverso.
Segundo a economista-chefe da Cbic, Ieda Vasconcelos, o setor segue aquecido devido ao volume de obras residenciais e de infraestrutura iniciadas nos últimos anos, com destaque para os projetos de saneamento. O mês de junho registrou o maior nível de atividade da construção no semestre.
No entanto, há sinais de alerta. A confiança dos empresários vem caindo, refletindo o impacto dos juros altos e da escassez de crédito. De janeiro a maio de 2025, o financiamento à produção com recursos da poupança caiu 62,3%, com apenas 24,1 mil unidades financiadas no período — contra 65 mil no mesmo intervalo de 2024.
O presidente da Cbic, Renato Correia, afirmou que a falta de crédito mais acessível pressiona os custos e pode afetar os preços finais dos imóveis. Com os bancos focando no financiamento ao consumidor, os construtores têm recorrido ao mercado de capitais, mas enfrentam taxas mais elevadas.
A Cbic alerta: sem mudanças nas condições de financiamento, o setor pode perder fôlego nos próximos meses.
Mais notícias
ALTA DE 0,9%




























