2026 a vista

PT reúne 500 delegados em Fortaleza neste sábado para definir rumos e discutir candidaturas

Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/09/2025 às 9:37 PM

Pt1

Encontro do PT estadual acontece neste sábado, em Fortaleza. Foto: Reprodução/Redes sociais

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará vai debater, neste sábado (6) a possibilidade de lançar candidatura própria ao Senado nas eleições de 2026. O tema será uma das pautas do 17º Encontro Estadual do PT Ceará, que visa também a reorganização dos diretórios após o Processo de Eleições Diretas (PED) petista ocorrido em julho.

O vereador de Fortaleza, Aglaylson, membro da Executiva nacional petista, informou que o encontro servirá para avaliar a atuação da sigla no Estado e traçar estratégias para 2026, sobretudo em torno da reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).

Ele afirmou que “o PT deve buscar estar na chapa majoritária” e que irão “discutir a importância de ampliar a bancada na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, para fortalecer o projeto local e nacional”.

Debate interno

Já o secretário da Regional I da Prefeitura de Fortaleza, Carlos Filho, afirmou que um dos encaminhamentos do Campo Democrático, grupo do deputado federal José Guimarães, é a indicação de Guimarães para a disputa ao Senado. Para isso, a articulação quer contar com o apoio do governador Elmano e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

O deputado federal José Guimarães se coloca abertamente, há algum tempo, como pré-candidato ao Senado e reivindica um espaço na chapa governista. O vereador Aglaylson, no entanto, afirmou que o momento é de avaliar se o partido terá ou não candidatura própria, sem entrar na discussão sobre nomes específicos.

Por último, segundo Carlos Filho, o encontro estadual também servirá para apresentar a nova direção do partido e a comissão executiva, além de aprovar o texto que deve orientar politicamente o PT nos próximos quatro anos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder