DIZ MINISTÉRIO
Produção de vinho na França deve cair 13% em relação à média de cinco anos
Por Redação - Em 12/09/2025 às 5:00 PM

a produção nacional de vinho deve alcançar 37,4 milhões de hectolitros em 2025 FOTO: Freepik
O Ministério da Fazenda da França informou nesta semana que a produção nacional de vinho deve alcançar 37,4 milhões de hectolitros em 2025. O volume representa aumento de 3% sobre a safra do ano passado, marcada por chuvas, mas queda de 13% na comparação com a média dos últimos cinco anos.
O recuo é atribuído à onda de calor e seca registrada em agosto, que afetou regiões como Charentes, Borgonha, Beaujolais e Languedoc-Roussillon. As condições climáticas reduziram o teor de suco das uvas, aceleraram a maturação e anteciparam a colheita, diminuindo o potencial de produção.
Outro fator de impacto foi a diminuição da área cultivada. Mais de 20 mil hectares de vinhedos foram arrancados desde a última colheita em Bordeaux, no Sudoeste e no Languedoc-Roussillon. A medida recebeu subsídios do governo para reduzir o excesso de oferta, em meio à queda do consumo de vinho, mas tem sido criticada por produtores, que alertam para maior risco de incêndios florestais nas áreas desocupadas.
A França segue competindo com Itália e Espanha pelo posto de maior produtor mundial de vinho, mas a nova projeção ficou abaixo da faixa inicial estimada em 40 a 42,5 milhões de hectolitros.
=
Mais notícias
Registro Natalino



























