Plano Nacional em foco
Governo do Ceará e Ministério do Meio Ambiente promovem encontro sobre gestão costeira
Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/09/2025 às 12:25 AM

Encontro nacional sobre gestão costeira acontece na semana que vem em Fortaleza. Foto: Arquivo Portal IN
Fortaleza foi o local escolhido para sediar, de 29 de setembro a 3 de outubro, a XV edição do Encontro Nacional de Gerenciamento Costeira (Encogerco), evento que deve marcar o início do processo de atualização do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC) — instrumento estratégico que não recebe revisão desde 1997.
O encontro, fruto de parceria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) com o governo do estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), reunirá autoridades, pesquisadores, gestores públicos, ambientalistas, e representantes do setor privado e da sociedade, com o objetivo de debater os desafios e estabelecer premissas para um novo modelo de gestão sustentável da zona costeira e marinha do país.
Entre os nomes já confirmados estão Aloísio Lopes Pereira de Melo, secretário nacional de Mudança do Clima do Ministério do MMA; Fernando Mineiro (PT-RN), deputado federal integrante da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara; e o contra-almirante Ricardo Jaques Ferreira, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM).
Gestão costeira e mudanças climáticas
A necessidade de atualização do PNGC está diretamente ligada às mudanças climáticas, que vêm impondo impactos cada vez mais severos sobre comunidades costeiras, ecossistemas marinhos e atividades econômicas ligadas ao mar.
A versão atualizada deve ser concluída até 2026, sob coordenação da CIRM, incorporando conceitos contemporâneos sobre serviços ecossistêmicos, adaptação baseada na natureza e mitigação de riscos ambientais.
Segundo o coordenador-geral de Gestão Costeira e Marinha do Departamento de Oceano e Zonas Costeiras do MMA, João Luiz Nicolodi, o encontro será um “grande espaço de diálogo para os diversos setores da sociedade discutirem as questões mais relevantes relativas ao novo plano”.
Ceará como cenário do debate
A escolha de Fortaleza para sediar o Encogerco é considerada simbólica. A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, acredita que é “o momento certo, no lugar certo”, para unir esforços e buscar atualizar o plano, um guia essencial para a proteção e uso sustentável das áreas costeiras.
“O Ceará é dono de um dos mais belos litorais do Brasil, um verdadeiro tesouro da natureza, fonte de riqueza para o estado, impulsionando a nossa economia do mar, por meio do turismo, pesca, energias renováveis, biotecnologia marinha e outros. O Encogerco não poderia acontecer em outro lugar”, celebrou a gestora.
Serviço
XV edição do Encontro Nacional de Gerenciamento Costeira (Encogerco)
Data: 29 de setembro a 3 de outubro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Inscrições gratuitas
Mais informações: encogerco.org.br
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























