Justiça do Trabalho
TST empossa novos dirigentes em sessão solene com autoridades dos Três Poderes
Por Julia Fernandes Fraga - Em 26/09/2025 às 1:33 PM

Posse dos novos dirigentes do TST. Fotos: Secom TST/Agência Câmara/PR/OAB
A nova direção do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) tomou posse nessa quinta-feira (25), em cerimônia realizada no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind, em Brasília. O ministro Vieira de Mello Filho assumiu a presidência da Corte, ao lado do vice-presidente, ministro Caputo Bastos, e do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro José Roberto Pimenta. O mandato é válido para o biênio 2025-2027.
À solenidade estiveram presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; o procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, entre outras autoridades.
Trajetória e compromissos
Vieira de Mello Filho integra o TST há 19 anos e já ocupou cargos como vice-presidente (2020-2022), corregedor-geral (2024-2025) e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (2018-2020). Mineiro de Belo Horizonte, ingressou na magistratura em 1987, influenciado pelo pai, Luiz Philippe Vieira de Mello, que também foi ministro do TST entre 1985 e 1990.
Na posse, o novo presidente destacou seu propósito de promover convergência política em torno de pautas sociais. “Vim para oferecer voz e ação, me mantendo vinculado ao dever de justiça, à Constituição e ao Direito”, afirmou. Em saudação, o ministro Lelio Bentes Corrêa ressaltou as qualidades do colega. “A força do seu caráter nos infunde a certeza de que seremos liderados por alguém revestido pelos mais altos padrões éticos e morais“, elogiou.
Desafios e perspectivas
Caputo Bastos, novo vice-presidente do TST, disse estar preparado para dar continuidade às atividades ligadas à conciliação em dissídios coletivos. “Todas são experiências fantásticas e estou preparado para seguir o belo caminho trilhado pelos colegas que me antecederam”, afirmou.
Já o corregedor-geral, ministro José Roberto Pimenta, ressaltou que a ampliação das competências da Corregedoria traz novos desafios. “Tenho a perspectiva otimista de que, com a parceria da Presidência do TST, nós vamos realizar um bom trabalho“, destacou Pimenta.
O procurador-geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira, apontou a importância do diálogo diante das novas formas de emprego surgidas nos últimos anos. “É o trabalho pleno e produtivo que gera riqueza para a nação. É preciso coragem e determinação para superar os novos desafios impostos”, defendeu.
O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, destacou a parceria institucional com a Justiça do Trabalho. “Quando a Justiça do Trabalho e a OAB caminham juntas, o país não precisa escolher entre produzir e proteger“, declarou o advogado.
Encerramento de ciclo
A solenidade também marcou a despedida do ministro Aloysio Corrêa da Veiga da presidência do TST e do CSJT. Ele lembrou sua trajetória de 44 anos como juiz, sendo 27 deles como ministro da Corte. “Foi uma honra e uma grande responsabilidade”, disse, ao destacar o papel do Tribunal na uniformização da jurisprudência e na consolidação da cultura de precedentes.
Confira os registros da cerimônia:
- Posse dos novos dirigentes do TST
- Ministros Caputo Bastos, Vieira de Mello Filho e José Roberto Pimenta
- Lula e Vieira de Mello Filho
- Paulo Gonet, Hugo Motta e Lula
- Posse dos novos dirigentes do TST
- Ministro Aloysio Corrêa da Veiga e Lula
- Lula, Aloysio Corrêa da Veiga e Luís Roberto Barroso
- Posse dos novos dirigentes do TST
- Ministro Vieira de Mello Filho eAloysio Corrêa da Veiga
- Ministro Vieira de Mello Filho, novo presidente do TST
- Ministro Caputo Bastos
- Ministro Caputo Bastos
- Ministro José Roberto Pimenta
- Ministro José Roberto Pimenta
- Ministro Vieira de Mello Filho e esposa
- Posse dos novos dirigentes do TST
- Ministro Caputo Bastos e esposa
- Ministro José Roberto Pimenta e esposa
- Ibaneis Rocha e Beto Simonetti
- Beto Simonetti e novos dirigentes do TST
- Posse dos novos dirigentes do TST
- Presidente Lula e ministros do TST
- Lula e ministro Vieira de Mello Filho
- Posse dos novos dirigentes do TST
- Lula e ministro Vieira de Mello Filho
- Posse dos novos dirigentes do TST
Mais notícias
EVENTO CONSOLIDADO






















































