Imprensa em destaque
Assembleia do Ceará concede Medalha Perboyre e Silva ao jornalista Nonato Albuquerque
Por Julia Fernandes Fraga - Em 16/10/2025 às 11:14 AM

Nonato Albuquerque é o primeiro homenageado com a nova medalha. Foto: Reprodução
O jornalista e radialista Nonato Albuquerque receberá a Medalha do Mérito Parlamentar Perboyre e Silva, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A Mesa Diretora da Casa apresentou o projeto de instituição da comenda em setembro passado, com a justificativa de homenagear jornalistas de renome que tenham contribuído de forma relevante para o fortalecimento da imprensa no Estado.
Em publicação em seu blog, o comunicador registrou a homenagem “com muita honra e gratidão à Assembleia Legislativa do Ceará” e agradeceu a todos os que integram a Mesa Diretora, em especial ao deputado Romeu Aldigueri (PSB), presidente da Alece.
A solenidade está marcada para 12 de novembro, no Auditório Deputado Murilo Aguiar, na sede da Assembleia.
Trajetória
Raimundo Nonato Bezerra de Albuquerque, conhecido como Nonato Albuquerque, nasceu em Acopiara (CE), em 1950. Jornalista, radialista, blogueiro e apresentador de televisão, é um dos nomes mais reconhecidos da comunicação cearense.
Na televisão, comandou entre 1994 e 2020 o programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro, referência no noticiário policial. Atualmente, integra o Sistema Jangadeiro de Comunicação, atuando em reportagens especiais para o Jornal Jangadeiro e como âncora na Jangadeiro BandNews FM.
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Nonato passou por várias emissoras como Rádio Iracema, Dragão do Mar, FM do Povo, FM 93, O Povo-CBN e Jangadeiro BandNews. Também colaborou com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, além de ter sido colunista do portal Tribuna do Ceará.
Com uma carreira marcada pela credibilidade e altos índices de audiência, Nonato é admirado por colegas e pelo público.
A Medalha
A Medalha do Mérito Parlamentar Perboyre e Silva carrega o nome de João Perboyre e Silva (1905–1965), figura histórica da comunicação e da vida intelectual do Estado.
Perboyre e Silva foi presidente por 14 mandatos da Associação Cearense de Imprensa (ACI), responsável pela construção da Casa do Jornalista, e ocupou a cadeira nº 33 da Academia Cearense de Letras (ACL).
A comenda simboliza o compromisso com a ética, a independência e a defesa da liberdade de imprensa no Ceará.
Medalha Perboyre e Silva será concedida a jornalistas de destaque no Ceará
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























