COMÉRCIO EXTERIOR
Mauro Vieira e Marco Rubio realizam primeiro encontro após conversa entre Lula e Trump
Por Redação - Em 16/10/2025 às 6:01 PM

A primeira parte da reunião, de caráter reservado, durou aproximadamente 15 minutos e contou apenas com Vieira e Rubio
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se, nesta quinta-feira (16), com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington. O encontro, que durou cerca de uma hora, marcou o primeiro diálogo entre os dois após a recente conversa telefônica entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump sobre a relação bilateral.
Segundo fontes diplomáticas, a reunião foi dividida em duas etapas. A primeira, de caráter reservado, durou aproximadamente 15 minutos e contou apenas com Vieira e Rubio — com a possível presença da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti.
Na segunda parte, mais ampliada, participaram autoridades dos dois países. Pelo lado brasileiro, estiveram presentes os embaixadores Maurício Lyrio (Clima, Energia e Meio Ambiente), Philip Gough (Assuntos Econômicos e Financeiros) e Joel Sampaio (Comunicação Social). Já entre os representantes norte-americanos, o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, integrou a conversa, que se estendeu por cerca de 50 minutos.
Vieira deixou a residência oficial do Brasil por volta das 16h25 (horário local) e não concedeu entrevistas à imprensa. O encontro reforça o esforço de retomada do diálogo diplomático entre Brasília e Washington após a reaproximação política dos dois governos.
Mais notícias
Encerramento dos Trabalhos




























