MOMENTO ESTRATÉGICO
Leonardo Araripe eleito presidente da CSTE em ano de forte expansão turística
Por Marcelo Cabral - Em 05/12/2025 às 10:55 AM
O empresário Leonardo Araripe, presidente da ABEOC-CE, foi eleito para presidir a Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE) da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). A nova diretoria conta ainda com Alberto Augusto (Sindegtur-CE), na vice-presidência, e Márcia Pinheiro (Abav-CE) como secretária – composição que reflete uma liderança plural, técnica e comprometida com o fortalecimento do ecossistema turístico cearense.

Alberto Augusto, Márcia Pinheiro e Leonardo Araripe assumem a direção da CSTE Foto: Divulgação
A CSTE reúne as principais entidades do trade para traçar diretrizes, articular políticas públicas e integrar setores estratégicos da economia do Estado por meio do turismo e dos eventos. Funciona como um fórum permanente de diálogo e planejamento, conectando governo, iniciativa privada e sociedade civil em ações de desenvolvimento sustentável.
Momento estratégico e oportuno
Em 2025, o turismo no Ceará vive uma fase de expansão robusta, com resultados expressivos e crescente protagonismo no cenário nacional. Segundo dados do governo estadual, o setor já havia movimentado R$ 6,6 bilhões nos primeiros seis meses do ano. E a taxa média de ocupação hoteleira atingiu 73,8%, com gasto médio por turista apontando para a alta competitividade do destino.
O fluxo internacional de visitantes também registrou salto importante: entre janeiro e outubro de 2025, foram contabilizados 90.449 desembarques diretos, crescimento de 25,34% em relação ao mesmo período de 2024. Adicionalmente, até julho o aumento já havia sido de 35,9% – demonstrando que o Estado consolida sua atratividade entre turistas estrangeiros.
Os indicadores mensais reforçam essa tendência positiva: em julho, durante a alta temporada, o volume das atividades turísticas do Ceará cresceu 6,9% – mais do que o dobro da média nacional para o mesmo mês – posição que o levou ao topo no Nordeste e ao 3º lugar no Brasil. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 8,5%, superando tanto a média nacional quanto a regional.
Mais notícias
Momento Especial




























