Interiorização do Ensino Superior

Com 320 novos estudantes, Uece abre oito novos cursos e três novos campi no Interior

Por Deusdedit Neto - Em 08/08/2023 às 11:45 AM

230808 Uece Aula Inaugural Interior Do Estado Live Cg5239

Foto: Divulgação

Novos 320 estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) começaram, na manhã desta terça-feira, 9, o primeiro dia de aula nos oito novos cursos e três campi implantados no Interior. Por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), deu as boas-vindas aos universitários, acompanhado da vice-governadora Jade Romero; da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; do reitor da Uece, Hidelbrando Soares; deputados estaduais e federais, além de outras autoridades.

A ampliação da oferta está dentro da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Ceará, lançada pelo Governo do Estado no ano passado. Com isso, pela primeira vez na história, a Uece conta com cursos de bacharelado no Interior, integrando ensino, pesquisa e serviço. Todos os novos cursos têm 40 vagas por semestre. Ao dar as boas-vindas, Elmano afirmou que o Ceará avança na democratização do Ensino Superior para construir um novo futuro e superar as desigualdades regionais.

“Hoje, se inicia uma nova fase na vida desses estudantes. Tenho certeza que será um projeto de êxito na vida deles. A Universidade Estadual do Ceará e o Governo do Estado têm muito orgulho de receber a todos e todas. Esse processo de expansão [das universidades estaduais] vai se estender por todo o nosso governo. Um projeto de expansão com qualidade e planejamento. O que eu considero muito importante é que 50% das vagas da Universidade Estadual do Ceará contemplam jovens da escola pública. Que os estudantes tenham isso no coração e possam retribuir ao povo cearense”, disse.

A Uece atualmente oferta 91 cursos de graduação presenciais e na modalidade de Educação a Distância (EaD), totalizando 17.822 alunos de graduação e 2.708 discentes de pós-graduação. Os novos campi foram abertos nas cidades de Aracati (Matemática e Letras Português/Inglês), Canindé (Administração de Empresas e Pedagogia) e Quixeramobim (Medicina). Também foram implantados os cursos de medicina, sistemas de informação e medicina veterinária nos campi de Crateús, Mombaça e Tauá respectivamente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder