"Inaceitável"

Evandro diz que fala de vereador cearense contra autistas foi desrespeitosa e cruel

Por Deusdedit Neto - Em 21/09/2023 às 4:10 PM

235ec46d F964 456e B2fb Ed8daa3909d8

Foto: Divulgação / Alece

Muito atuante na causa autista, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), divulgou nessa quarta-feira, 20, nota de repúdio contra a o presidente da Câmara Municipal de Jucás, vereador Eúde Lucas (PDT), após o parlamentar dizer que autismo se cura “na peia”. Conforme deputado, a declaração do correligionário foi desrespeitosa, ofensiva e cruel para com as pessoas autistas e com quaisquer outras deficiências.

“Inaceitável é a palavra para definir qualquer tipo de declaração desrespeitosa, ofensiva e cruel para com as pessoas autistas ou com quaisquer outras deficiências. É um retrocesso, um desserviço à sociedade, reforçando opressões que há muito tempo fazem parte da rotina dessas minorias”, escreveu Evandro.

O presidente do Legislativo estadual tem grande atuação na causa, além de sua esposa, a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão (Republicanos). Em 2021, por iniciativa dos dois e com apoio dos demais deputados, a Casa criou o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), voltado para acompanhamento de crianças e adolescentes com autismo e síndrome de Down.

“O desenvolvimento diário das habilidades desses jovens e o envolvimento de suas famílias destacam a importância de acolhimento e atendimento especializado para uma integração efetiva na sociedade com respeito às suas particularidades”, prosseguiu o deputado. “A Alece repudia qualquer tipo de preconceito contra pessoas com deficiência, pautados que somos pelo respeito e pela inclusão como ferramentas de transformação para um mundo melhor”, finalizou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder