PODER LEGISLATIVO

Evandro Leitão promete trabalhar com afinco na presidência da Alece, que empossou 46 parlamentares nesta quarta

Por Marcelo - Em 01/02/2023 às 4:15 PM

Plenário 13 De Maio estava lotado para a posse da nova Legislatura e da Mesa Diretora da Alece                             Foto: Portal IN

Os 46 deputados eleitos ou reeleitos para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foram empossados na manhã desta quarta-feira (1º), durante sessão realizada no Plenário 13 de Maio. Logo em seguida foi realizada, em formato aberto, a eleição da nova Mesa Diretora da Casa, tendo o presidente Evandro Leitão (PDT) sido reconduzido ao cargo por unanimidade de votos. Com um trabalho pautado pelo diálogo aberto e a busca por promover o desenvolvimento do Estado, ele conquistou os votos de aliados e oposicionistas.

Em seu discurso de posse, Evandro saudou os presentes e destacou que ao longo dos últimos dois anos, quando foi eleito presidente da Alece, enfrentou muitos desafios, junto com os demais parlamentares. Destacou a pandemia de Covid-19, que vitimou quase 700 mil brasileiros, além de afetar fortemente a economia e o processo de desenvolvimento do País. E criticou de modo veemente as ações do Governo Federal à época, negando a ciência e atrasando o processo de vacinação no Brasil.

Evandro Leitão foi reeleito como presidente da Alece por unanimidade de votos

Evandro afirmou que sua nova gestão será pautada pela manutenção de canais permanentes de interlocução com o povo e com seus pares. “Aqui neste plenário continuaremos a trabalhar com afinco e denodo, dispensando tratamento equânime a todos e a todas, independentemente de coloração partidária ou preferências ideológicas. O respeito recíproco e a observância da autonomia do mandato serão a tônica. Reafirmo o compromisso de fazer uma gestão de portas abertas, já por todos conhecida, em que a classe política, os legítimos representantes do povo, terão vez e voz”, salientou.

Ele ressaltou que vai manter o diálogo altivo e autônomo, entre todas as eferas de poder e demais órgãos publicos e entidades representantivas da sociedade. “A pobreza extrema, que historicamente assola o nosso povo, com a pandemia alcançou índices obscenos, ganhará a centralidade em nossa gestão. O Poder Legislativo pode, e deve, em parceria com o Poder Executivo e outros agentes sociais, travar guerra aberta contra o mal da fome, subproduto de um sistema de produção e distribuição que atenta contra a dignidade humana, o senso de Justiça e os valores que formam o humanismo cristão”.

E destacou que muitos desafios se descortinam no horizonte, como a tentativa de golpe, as fake news, servem de alerta para que os parlamentares continuem atentos na defesa da democracia brasileira. “Como democratas, e depositários autênticos da confiança popular, temos o dever cívico de cerrar fileiras em defesa da democracia e das instituições republicanas para que, pela via democrática e somente por ela, possamos construir um País e um Ceará mais justo, mais humano e mais fraterno”, concluiu Evandro Leitão.

Nova Mesa

Além de Evandro Leitão, a nova Mesa Diretora empossada é formada pelos deputados Fernando Santana (PT), como 1º vice-presidente; Osmar Baquit (PDT), como 2º vice-presidente; Danniel Oliveira (MDB), como primeiro-secretário; Juliana Lucena (PT), como segunda-secretária; João Jaime (PP), como terceiro-secretário, e Oscar Rodrigues (União), como quarto-secretário. Os deputados David Durand (Republicanos), Emília Pessoa (PSDB) e Luana Ribeiro (Cidadania) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.

Deputados Lia Gomes, Salmito e Antônio Henrique fazem o juramento na Alece

Dos 46 parlamentares, 22 iniciam o primeiro mandato e nove são deputadas mulheres. Aqueles que reconquistaram assento são: Evandro Leitão (PDT), Fernando Santana (PT), Sérgio Aguiar (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Zezinho Albuquerque (PP), Dra. Silvana (PL), Renato Roseno (Psol), Osmar Baquit (PDT), David Durand (Republicanos), Guilherme Landim (PDT), João Jaime (PP), Marcos Sobreira (PDT), Jeová Mota (PDT), Agenor Neto (MDB), Queiroz Filho (PDT), Danniel Oliveira (MDB), Moisés Braz (PT), Salmito (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Davi de Raimundão (MDB), Lucílvio Girão (PSD), Júlio César Filho (PT), Fernando Hugo (PSD) e apóstolo Luiz Henrique (Republicanos).

Tomam assento no Parlamento cearense pela primeira vez os deputados Carmelo Neto (PL), Marta Gonçalves (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Alcides Fernandes (PL), Cláudio Pinho (PDT), Antônio Henrique (PDT), Lia Gomes (PDT), De Assis Diniz (PT), Firmo Camurça (União), Alysson Aguiar (PCdoB), Dr. Oscar Rodrigues (União), Luana Ribeiro (Cidadania), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Missias Dias (PT), Sargento Reginauro (UB), Larissa Gaspar (PT), Felipe Mota (UB), Emilia Pessoa (PSDB), Lucinildo Frota (PMN), Oriel Filho (PDT) e Stuart Castro (Avante).

Suplências

Salmito Filho vai assumir a Secretaria do Desenvolvimento Econômico

Três suplentes também foram empossados durante a cerimônia realizada hoje no Plenário 13 de Maio, por causa da licença dos deputados Moisés Braz (PT), Salmito Filho (PDT) e Zezinho Albuquerque (PP), que assumem secretarias do Estado. Prestaram compromisso de posse para ocupar seus assentos os suplentes imediatos, deputados Nizo Costa (PT), Bruno Pedrosa (PDT) e Almir Bié (Progressistas), respectivamente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder