CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO

Ministério da Saúde deve reduzir para 21 dias intervalo entre as doses da Pfizer

Por Marcelo - Em 26/07/2021 às 7:29 PM

O Ministério da Saúde está estudando a redução do intervalo de aplicação das duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (26), pelo secretário-executivo do MS, Rodrigo Cruz, destacando que a redução deverá ser de três meses para 21 dias, conforme indicação da fabricante.

Vacina da Pfizer tem prazo menor indicado na bula da fabricante                     Foto: Divulgação 

“Estamos estudando qual o melhor timing para isso, mas que vai acontecer, vai. A gente está estudando junto com Conass e Conasems para, em tripartite, verificar qual a melhor data de reduzir o prazo para 21 dias”, ressaltou Cruz, fazendo referência a colegiados estaduais e municipais de saúde.

A vacina da Pfizer sempre contou com intervalo de 90 dias entre as duas doses, com base em um estudo sobre a sua eficácia realizado no Reino Unido, mas contrariando a bula do imunizante, que prevê 21 dias entre a D1 e a D2. O prazo maior teria sido usado para ampliar a vacinação no Brasil, diante dos volumes reduzidos de doses que chegavam ao País.

Agora, com a ampliação da oferta de imunizantes em todo o território nacional, o Ministério da Saúde pretende seguir o que determina a bula da vacina da Pfizer. Falta apenas acertar uma questão de logística de distribuição, conforme o próprio ministro Marcelo Queiroga afirmou na tarde de hoje.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder