O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, será o convidado de honra da aula magna do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), marcada para o próximo 5 de março. A escolha representa uma deferência ao cearense cuja trajetória se confunde com a história recente do Ministério Público e do Judiciário do Ceará e que, hoje, representa o Estado no centro das decisões institucionais do País, em Brasília.

Ministro Teodoro Silva Santos realizrá uma palestra inspiradora Foto: Aldaíla Bongiovi/Portal IN
O encontro reunirá novos estudantes e membros da comunidade acadêmica em torno da palestra “Da sala de aula à Corte Superior: Uma trajetória de formação, escolhas e propósitos”, na qual o ministro compartilhará reflexões sobre sua carreira, valores e decisões que moldaram sua caminhada profissional. A proposta é inspirar novas gerações de juristas, ressaltando o papel da formação acadêmica sólida e do compromisso ético com a Justiça.
Com sólida trajetória acadêmica, Teodoro Silva Santos é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e em Direito Constitucional pela Unifor. Possui pós-graduação lato sensu em Direito Processual Penal pela (UFC), mestrado e doutorado em Direito Constitucional também pela Unifor, além de pós-doutorado pela Universidade do Minho, em Portugal.
A vocação para o magistério acompanhou sua carreira por mais de duas décadas. O ministro decidiu compartilhar a experiência acumulada ao longo dos anos como docente de graduação e pós-graduação em Processo Penal na Unifor. Também é professor fundador e membro permanente do corpo docente da Escola Superior do Ministério Público do Ceará, além de professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
A relação de Teodoro Silva Santos com a Universidade de Fortaleza soma quase quatro décadas e se entrelaça com a própria história da instituição, que completou 52 anos em 2025 – idealizada pelo empresário Edson Queiroz.
Em entrevista ao Portal IN, o ministro do STJ sintetizou esse vínculo com emoção. “Muito devo à Unifor, pois lá ingressei em 1984, como aluno, me graduei em Direito, fiz especialização, mestrado e doutorado. Com muita felicidade, fui professor por mais de duas décadas. Ou seja, sou genuinamente Unifor”.
A aula magna promete ser, dessa forma, mais do que um ato solene, mas também um encontro simbólico entre passado, presente e o futuro do Direito cearense. Tendo como principal exemplo a trajetória do ministro Teodoro Santos, marcada por formação contínua, escolhas conscientes e propósito público.

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























