DINAMARCA E CHINA

Missão do Governo do Ceará busca avanços em energias renováveis e H²V

Por Marcelo - Em 25/03/2024 às 8:44 AM

O titular da Secretarioado Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Ceará, Salmito Filho, comandou de uma missão internacional à Dinamarca e à China, a convite da Envision Energy, líder global em energias renováveis. Inicialmente, ele visitou o Centro Global de Inovação da multinacional, situado na cidade dinamarquesa de Silkeborg. Junto com o secretário-executivo da Indústria, Joaquim Rolim, e do secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação, Fábio Feijó, Salmito foi recebido pelo Kurt Andersen é Sócio Sênior da empresa. E no dia seguinte, a comitiva da SDE seguiu para a China, onde conheceram a sede da Envision e mais duas unidades.

Salmito Filho realizou uma apresentação sobre as potencialidades do Ceará

Na primeira visita, o secretário fez uma apresentação detalhada do planejamento estratégico do Governo do Ceará, evidenciando desde a política de desenvolvimento econômico até as energias renováveis e o Hidrogênio Verde (H²V). Durante a explanação, Kurt Andersen foi enfático e ressaltou que o Ceará tem um potencial quase ilimitado de energias eólica e solar. “Pelo que foi apresentado sobre energias renováveis e Hidrogênio Verde, deu para ver claramente como irão utilizar o potencial solar e eólico existente no Estado e fora dele, para posicionar o Ceará na nova economia verde mundial. Obviamente, devem trabalhar com empresas globais para tornar isso realidade, e nós podemos eventualmente convidar várias empresas para participar de um grupo de investimentos a fim de tornar esse potencial uma realidade”.

Já em território chinês, neste fim de semana, a comitiva da SDE conheceu os projetos da Envision Energy em operação naquele país asiático. Em Xangai, foram reralizadas visitas à sede da empresa e à fábrica de Hidrogênio Verde da companhia. Já na na província de Jiangyin, conheceram as fábricas de turbinas eólicas, de lâminas, de armazenamento de baterias e de eletrolisadores. O contato principal para essas visitas acontecerem foi feito pelo governador Elmano de Freitas, que orienta a SDE dar sequência à busca de investimentos na área de energia eólica e H2V para o Ceará.

Hub de H²V

O Ceará desponta como um centro promissor de energias renováveis, especialmente no desenvolvimento do Hidrogênio Verde. Sob a liderança do governador Elmano de Freitas, o Estado tem atraído investimentos significativos, com mais de 30 acordos firmados com empresas do Brasil e exterior, além de uma projeção de mais de US$ 30 bilhões (R$ 145,7 bilhões). O potencial do Ceará inclui recursos eólicos e solares abundantes, infraestrutura robusta – principalmente por meio do Porto do Pecém e sua parceria com o Porto de Roterdã -, além do forte apoio governamental.

Salmito entre os representantes da Envision e da SDE, na Dinamarca

“Investir em práticas sustentáveis na geração de energia limpa é uma preocupação do governo cearense. Aproveitar de forma consciente o sol e os ventos fortes, presentes em abundância no nosso Ceará, trará, sem dúvidas, resultados satisfatórios e até transformadores na nossa economia”, afirma o titular da SDE, Salmito Filho.

A produção de Hidrogênio Verde, obtido por meio da eletrólise da água através da utilização de energias renováveis, é vista como um pilar importante na transformação da matriz energética global. Com investimentos planejados para o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, espera-se um impacto positivo significativo na economia local, incluindo geração de empregos e desenvolvimento tecnológico. O Estado já assinou mais de 30 memorandos de entendimento com empresas nacionais e internacionais, evidenciando o crescente interesse no potencial do Ceará como líder na produção de energias limpas.

Mais notícias

Ver tudo de IN News