Limpeza urbana na cidade

Movimento Fortaleza Limpa já coletou 44,3 toneladas de materiais recicláveis

Por Deusdedit Neto - Em 18/06/2024 às 1:53 PM

18 06 2024 Live 3 (1)

Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), apresentou nesta terça-feira, 18, um balanço das ações do movimento Fortaleza Limpa, lançado em maio para intensificar a limpeza urbana na Cidade. Durante a transmissão, o prefeito também divulgou a agenda de entregas de equipamentos prevista para esta semana. Lançado no início de maio, o Fortaleza Limpa envolve iniciativas de educação, fiscalização e limpeza em toda a Capital. Desde o início do movimento, mais de 44,3 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas, superando o volume de materiais entregues nos 103 ecopontos da cidade no mesmo período. Esta conquista destaca o empenho da população em contribuir para um ambiente mais saudável e sustentável.

“Essa marca é uma clara resposta da população ao convite feito pela Prefeitura de transformar a cidade em um lugar mais saudável e sustentável. É a maior comprovação de que vale muito a pena esse compromisso mútuo que todos nós devemos ter com a nossa amada Fortaleza. Porque uma cidade limpa é uma cidade com mais saúde, com mais sustentabilidade. É uma cidade que gera renda. Uma cidade limpa depende mesmo do esforço de todos nós”, declarou Sarto.

O movimento conta com mais de 10 mil agentes públicos realizando visitas e ações educativas sobre o descarte adequado de resíduos, que ajudaram a recolher 3,5 toneladas de recicláveis. Esses agentes também atuam em eventos esportivos, como jogos de futebol do Fortaleza, Ceará e Ferroviário, onde já recolheram 1,9 tonelada de resíduos. Além disso, o programa Re-ciclo foi ampliado para 26 bairros, proporcionando a coleta de materiais recicláveis por catadores em triciclos, gerando R$ 56 mil para as associações envolvidas.

Com foco na conscientização, a gincana Missão Verde chega à sua segunda edição, promovendo a coleta seletiva em 508 escolas, com a participação de 220 mil estudantes da Rede Municipal. Em menos de um mês, as escolas já receberam 2,8 toneladas de recicláveis. Outra inovação do Fortaleza Limpa é a atuação de 60 ciclomonitores, que monitoram pontos de descarte irregular e intensificam a educação ambiental. As ações de fiscalização da Agefis já impediram que 200 mil litros de lixo fossem descartados nas ruas, resultando na apreensão de 34 veículos por descarte irregular e 260 flagrantes captados pelo sistema de videomonitoramento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder